SENAI CIC 2023: cursos gratuitos

SENAI CIC: Cursos gratuitos

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente e o desemprego tem aumentado significativamente. Sem qualificação profissional fica difícil arrumar uma boa ocupação. Por isso, os cursos Senai CIC 2025.

Essa instituição oferece cursos profissionalizantes capazes de preparar o aluno para o mercado de trabalho e possui várias parcerias com empresas e indústrias na região de Curitiba, fazendo com que tenha grandes chances de sair empregado.Hoje em dia é preciso ter, além de experiência profissional, um bom currículo de qualificações e formações. Por isso, o Senai pode agregar e muito, uma vez que seus cursos são reconhecidos e prestigiados. Se você está interessado nessa oportunidade, continue acompanhando e conheça mais sobre a instituição, as vagas disponíveis, como se inscrever e muito mais.

SENAI CIC 2025

Fundado em 1976, o serviço nacional de aprendizagem industriais de Curitiba (Senai CIC) nasceu com o propósito de oferecer educação profissional de forma a promover o desenvolvimento das pessoas e indústrias do Paraná.

SENAI CIC 2025: cursos gratuitos
Milhares de brasileiros já realizaram os cursos Senai 2025 e hoje encontraram um espaço no mercado de trabalho. Essa unidade oferece variados serviços para atender o máximo possível de profissionais.

Você terá várias áreas e opções para escolher. Conheça agora alguns dos serviços que você pode encontrar:


Iniciação profissional – Indicado para as pessoas que desejam aprender as funções básicas da profissão e com isso, poder optar qual carreira irá seguir.


Aprendizagem industrial – Qualificação teórica e prática para aqueles que desejam trabalhar como aprendiz no ramo industrial.


Qualificação profissional – Ideal para quem quer aprender as habilidades de uma determinada profissão.


Cursos técnicos – Quem está cursando o ensino médio ou já terminou pode realiza-lo para adquirir uma certificação de técnico. O que é essencial em muitos cargos.


Aperfeiçoamento profissional – Indicado para as pessoas que já possuem uma experiência profissional, mas deseja ampliar seus conhecimentos na área.


Graduação tecnológica – Esse serviço é ideal para quem quer estar preparado para o mercado de trabalho. Esse diploma é bastante reconhecido pelos recrutadores.


Pós-graduação – Depois que você terminar sua graduação, a pós pode ser útil para aprofundar suas competências.


Esses são alguns dos serviços que você pode encontrar na unidade de Curitiba. Se você quiser mais informações, pode entrar em contato com o telefone (41) 3271 – 7100 e tirar todas as suas dúvidas.

Caso você queria, também é possível comparecer ao endereço: Rua Senador Accioly Filho, nº 298, Cidade industrial, Curitiba – PR, de segunda a sexta, das 9h às 20h.

Cursos gratuitos Senai CIC 2025

Realizar os cursos Senai CIC ou também do SENAI RJ 2025 traz muitos benefícios para o crescimento profissional. E não para por ai. Para pessoas que não tem condições de pagar, existem programas de bolsas estudantis.

A maioria das pessoas de baixa renda não tem condições de se capacitar, e por isso, não conseguem crescer profissionalmente. Com intuito de dar oportunidade a essas pessoas o governo federal criou o Pronatec.

Este programa fornece bolsas para que os alunos possam se capacitar com os Senai CIC 2025 cursos. Os alunos bolsistas terão a mesma qualidade de ensino do que os que estão pagando.

Dentre as principais opções disponibilizadas pela Unidade, podemos citar:

  • Biocombustíveis;
  • Biotecnologia;
  • Controle ambiental;
  • Eletrônica;
  • Eletrotécnica;
  • Mecânica;
  • Mecatrônica;
  • Meio Ambiente;
  • Química;
  • Sistemas de energia renovável;
  • Eletricista;
  • Programador Web;
  • Soldador;
  • Frenagem mecânica.

Além desses é possível encontrar muitos outros cursos oferecidos por essa unidade. Conheça todos eles aqui: www.senaipr.org.br.

Inscrição Senai CIC 2025 Cursos Gratuitos

Se você deseja participar do processo seletivo dos cursos Senai CIC é muito fácil. Primeiramente é necessário visualizar os pré-requisitos para saber se você está apto a se inscrever.

O edital é divulgado no próprio site da entidade. Por isso, é importante ficar atento para não correr o risco de perder o prazo da inscrição. Siga o passo a passo para fazer o procedimento.


Passo 01. Entre no site do Senai CIC – www.senaipr.org.br e veja quais os cursos que estão com inscrições abertas.


Passo 02. A lista será bem grande, então fique atento, para escolher a melhor opção para você. Se quiser é possível ver os detalhes, como o conteúdo e o que é preciso para se inscrever.


Passo 03. Pegue os documentos requisitados e leve até a instituição. Você deverá preencher um formulário no ato da entrega dos documentos.


Passo 04. A partir daí você já estará participando do processo seletivo. Basta esperar para saber se foi ou não selecionado para começar a estudar.

Senai CIC EAD

Além dos cursos presenciais, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial também disponibiliza a opção de ensino à distância. Esta é a oportunidade perfeita para os estudantes que não tem disponibilidade de ir presencialmente até uma instituição para assistir aula.

São muitas as vantagens de fazer um curso EAD no SENAI. Está duvidando? Abaixo algumas para você. Vamos la!

  • Flexibilidade de horário de estudo;
  • Produto personalizado para empresa;
  • Flexibilidade e agilidade nas soluções em atendimento corporativo;
  • Equipe multidisciplinar altamente qualificada;
  • Acompanhamento do processo de ensino-aprendizagem;
  • Recursos didáticos customizados;
  • Credibilidade da Instituição;
  • Certificação.

Centenas de oportunidades são oferecidas nas mais variadas áreas tecnológicas da indústria brasileira, e com o Senai CIC não poderia ser diferente. Os conteúdos de aula à distância estão distribuídos em:

  • Vídeos;
  • Animações;
  • Simulações.

É importante ressaltar que, apesar do curso ser EAD, o aluno matriculado também deverá participar de algumas aulas e provas presenciais, mas esta parte equivale à apenas 20% da carga horária total cursada.

A grande maioria dos cursos disponibilizados na plataforma do Senai CIC são EAD, portanto, acesse agora mesmo a página através do guia explicativo do tópico anterior e selecione a que mais se adéqua ao seu gosto.


Com as várias opções de Senai CIC 2025 cursos gratuitos, você com certeza encontrará um que tenha a ver com seu perfil. Com o certificado de conclusão em mãos, você verá que as oportunidades serão enormes. Então não perca tempo e faça sua inscrição na instituição. Assim, você terá um futuro promissor.

Caso tenha ficado com algum tipo de dúvida relacionada ao assunto, deixe o seu comentário abaixo e aguarde a nossa resposta o mais breve possível. E não deixe também de compartilhar este artigo com um amigo que ainda não conhece o Senai CIC. Boa Sorte!

Leia também os procedimentos necessários para realizar o cadastro PIS.

Encceja: Data da Prova em SP

Como muitos sabem o estado de São Paulo é um dos governos estaduais que mais investem a educação de sua população é o resultado destes investimentos estão sendo vistos aos poucos , como no encceja 2025 o numero de inscrições de alunos da rede publica de ensino do estado de são Paulo é o numero recorde do estado e também o numero record desde que o programa foi criado.

O governo do estado esta muito contente, pois demonstra que os alunos estão felizes e se superando para tentar melhorar um pouco mais o estado onde vivem aproveitando o investimento e a facilidade que o governo dá para quem quer estudar, e não teve esta oportunidade quando ainda era criança, mas que agora que esta na idade da adolescência e adulta podem ter um certificado de conclusão do ensino fundamental, e quem sabe poder cumprir mais uma meta passando pela ensino médio.

São 138.090 inscritos, somente no estado de São Paulo, que como já foi dito é o maior numero de inscrições nas oito edições da prova, a prova ira acontecer em 123 cidades diferentes no estado de São Paulo espalhados, entre a região metropolitana e as cidades do interior paulista, a secretaria da educação esta inovando também o material didático para estes alunos, para mudar para o método de grade curricular, onde todos os alunos do estado estudam a mesma matéria, diferente do que acontecia antigamente onde cada escola tinha seu planejamento curricular, pois assim todos alunos se preparam igualmente para a prova de conclusão do ensino fundamental.

É importante saber a respeito do resultado encceja 2025, fique atento!

Agente de Trânsito

A Medida Provisória número 451, de dezembro de 2008, trouxe alterações na Lei do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres a Pessoas Transportadas ou Não, o Seguro DPVAT.

Sem as mudanças, seria necessário aumentar o valor do Licenciamento 2025 cobrado dos proprietários de veículos automotores em 23% em 2018 e num percentual ainda maior em 2019. A medida está em pauta para ser votada na Câmara dos Deputados. Foram três as modificações na Lei do Seguro DPVAT.

Apartir de agora, a MP inclui uma tabela para permitir o cálculo da indenização por invalidez permanente, em função da gravidade dos danos sofridos pelas vítimas de acidentes de trânsito.

A Lei 6.194, editada em 1974, determinava que o pagamento da indenização fosse feito com base numa tabela do seguro de acidentes elaborada pelo Conselho Nacional de Seguros – CNSP -, e utilizada para os seguros facultativos. Agora, a tabela faz parte da lei e é exclusiva do Seguro DPVAT. Visa acabar com as dúvidas e permite que as vítimas de acidentes de trânsito recebam o que têm direito.

Será obrigatório aos Institutos Médicos Legais a elaboração do laudo médico das vítimas de acidentes ou seu beneficiário de trânsito no prazo de 90 dias, podendo o acidentado escolher entre o IML do lugar do acidente ou o mais próximo de sua residência. A norma anterior limitava a emissão do laudo ao IML do local ou mais próximo ao acidente.

Hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) estão terminantemente proibidos de cobrar pelo atendimento nos casos de acidentes de trânsito. Por determinação legal, o SUS recebe 44% do valor pago pelos proprietários de veículos automotores pelo Licenciamento 2025 PA exatamente para custeio da assistência médico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trânsito. A MP impede que os hospitais conveniados ao SUS recebam duas vezes pelo mesmo tratamento: do Sistema Único de Saúde e do Seguro DPVAT.

“Queremos garantir rapidez e transparência. Vão acabar as dúvidas de enquadramento, permitindo que as vítimas de acidentes de trânsito recebam o que têm direito”, afirma o titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Armando Vergílio.

MEC divulga Datas do Maior Vestibular do Brasil

Datas do Enem 2020: Nos próximos meses o MEC – Ministério da Educação já começará a divulgar as primeiras informações a respeito do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2025, e neste artigo os estudantes que pretendem participar poderão obter informações gerais sobre o exame, inclusive sobre as Datas do Enem 2020. Confiram:

História do Exame

O Enem, que chega à sua décima vigésima edição em 2020, é sem dúvidas essencial a todos os estudantes que almejam ingressar no ensino superior do país através dos programas do Governo Federal, como Prouni – Programa Universidade Para Todos e Sisu – Sistema de Seleção Unificada.

Além destes dois programas citados, com a nota do Enem 2020 é possível obter o certificado de conclusão do ensino médio, bolsas de estudos no exterior (Ciências Sem Fronteiras) e Financiamento Estudantil, através do Fies.

Justamente por ter tantas possibilidades e oportunidades com a participação no Enem que os estudantes procuram com antecedência sobre notícias e informações do exame, principalmente sobre as Datas do Enem 2020.

Inscrições e Datas do Enem:

Todas as datas do Enem 2020 serão conhecidas na divulgação do Edital, entre os meses de março e abril.

Porém, como o exame é realizado todos os anos em datas semelhantes, os estudantes já podem começar a preparação com base nos cronogramas dos anos anteriores.

As inscrições do Exame 2025 estarão disponíveis entre a metade do mês de maio e o início de junho, podendo ser efetuadas somente pela internet e exclusivamente no site oficial do Enem, no endereço eletrônico

Será cobrada uma taxa de R$ 63,00, como nas edições anteriores. Os estudantes que concluirão em 2020 o ensino médio em escola da rede pública serão automaticamente isentos do pagamento desta taxa. Os demais deverão pagar ou solicitar isenção, caso não tenham condições de pagar.

Quem não pagar a taxa até o seu vencimento, normalmente uma semana após o término do período de inscrições, estará automaticamente eliminado do Enem 2020.

Os estudantes deverão aguardar pelo recebimento do Cartão de Confirmação de Inscrição, que será entregue pelos Correios cerca de duas semanas antes da realização das provas, que devem ser aplicadas em novembro.

O cartão poderá ser emitido também, caso necessário, no site oficial do Enem nos dias que antecedem a aplicação do exame.

O resultado do ENEM 2025 será divulgado entre o final de dezembro e o início de janeiro, também no site oficial do exame.

Procedimentos necessários para realizar o cadastro PIS

Os empregadores devem ficar atentos a todos os procedimentos necessários para realizar o cadastro PIS 2025 dos seus funcionários. Esse cadastro pode ser feito de maneira rápida e fácil. Inclusive, muitos não sabem, mas é possível fazer pela internet. Veja como é fácil fazer o cadastro PIS dos seus funcionários.

O benefício do PIS 2025 ou Programa de Integração Social é um direito de todo trabalhador de carteira assinada. Criado pelo Governo Federal, esse programa faz com que haja uma maior integração entre o trabalhador e a empresa para a qual presta os seus serviços.

Essa integração permite que o trabalhador contribua ativamente para o crescimento da empresa e, com isso, seja beneficiado por esse ato.

Para que serve o cadastro PIS ?

Todo empregador deve obrigatoriamente realizar o cadastro PIS dos seus funcionários.

Este cadastro serve para facilitar a vida do empregador na hora de cadastrar os seus empregados. O sistema de identificação do trabalhador em programas sociais ou outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal também fica facilitado com esse cadastramento.

A empresa poderá cadastrar os seus funcionários de maneira online ou por lote. Saiba mais a seguir.

Quem deve fazer o cadastro PIS?

Não é o trabalhador que faz o seu próprio cadastro PIS. Quem deve fazer esse cadastro é obrigatoriamente o empregador assim que um funcionário é admitido.

Mesmo que o trabalhador já possua esse cadastro feito, o empregador deverá fazê-lo novamente, pois esse cadastro informa o início do vínculo desse trabalhador com a empresa.

Como fazer o cadastro PIS?

A maioria das empresas prefere realizar o cadastramento por lote, assim, é possível fazer o cadastramento de vários funcionários de uma só vez sem precisar fazer cadastros individuais.

Neste processo, o empregador deve gerar o arquivo de cadastramento e postá-lo pela Caixa Postal do Conectividade Social através do serviço disponível “Envio de Arquivo Cadastro NIS”.

Assim que a Caixa Econômica Federal recebe os arquivos que você enviou, tudo é analisado e se os dados estiverem corretos são enviados os NIS incluídos com os seus códigos de retorno.

Você pode acessar essa página para saber mais informações sobre esse cadastramento em lote.

Cadastramento online

O empregador que quiser uma resposta rápida sobre os números do PIS dos seus funcionários poderá fazer o Cadastro PIS de maneira online. É uma boa alternativa para quem quer fazer cadastros individuais.

O acesso deve ser feito através do Conectividade Social. clique aqui para acessar o manual com todos os detalhes sobre o cadastramento online.

Consulta PIS

Achamos importante explicar para você, trabalhador, outro aspecto do cadastro PIS. Depois que você já tem o seu benefício criado ou atualizado pelo seu empregador, você pode fazer um cadastro pela internet para consultar informações vinculadas ao seu PIS como FGTS, Abono Salarial e Seguro Desemprego.

Veja como fazer seu cadastro:

  • Acesse essa página;
  • No campo indicado, digite seu NIS e depois clique em “Cadastrar Senha”;
  • Seguindo as instruções que aparecerem, conclua seu cadastro;
  • Depois, acesse novamente a página, digite seu NIS e a senha que você cadastrou e clique em “OK”;
  • Agora, você estará dentro do sistema da Caixa Econômica Federal e poderá consultar todas as informações que quiser.

Entenda a diferença entre salário líquido e salário bruto

Quando o trabalhador presta serviços para uma empresa e está assina a sua carteira, as leis trabalhistas garantem que ele receba remuneração mínima. Esta remuneração é chamada de salário mínimo e é fundamental para cumprir com as necessidades do funcionário.

Mas afinal, qual a diferença entre o salário líquido e o salário bruto? Pra entender melhor estas nomenclaturas, leia o texto a seguir e saiba de tudo:

O que é o salário bruto?

O salário mínimo é um benefício muito importante que influencia em diversos aspectos da economia do país. Anualmente, são realizados pesquisas e cálculos que definem uma cifra ideal para remuneração base. Atualmente este valor é equivalente a R$ 1.045,00, mas vale lembrar que há grande expectativa para o reajuste do salário mínimo 2024.

O salário bruto que você deverá receber será equivalente ou superior ao valor do salário mínimo vigente. Este valor cheio é combinado durante a contratação.

Esta quantia representa a remuneração base confirmada pelo empregador sem nenhum tipo de aplicação de desconto. É importante ressaltar que esta não será a quantia disponível para saque na sua conta salário.

O que é o salário líquido?

Existem alguns impostos e taxas que são obrigatórias e fundamentais para o funcionamento de alguns benefícios, como é o caso do Imposto de Renda e o desconto do INSS.

Estes e outros valores serão subtraídos do seu salário bruto. Após este cálculo, a remuneração que ficará para ser sacada representa o salário líquido.

Caso haja dúvidas da quantia descontado, você pode rever as taxas e descontos na folha de pagamento. Assim, você saberá quanto irá receber e o que está sendo subtraído do seu salário bruto.

E o piso salarial?

Com tantos nomes, o trabalhador pode ficar confuso, entretanto vale ressaltar a importância de entender os seus direitos. Enquanto o salário mínimo irá representar a remuneração base, calculada a fim de suprir as necessidades básicas do trabalhador e dos seus dependentes legais, o piso salarial está relacionado a profissão.

Uma vez que o salário mínimo será igual para todo o país, o piso salarial pode ser diferente para as mesmas profissões em alguns estados. A definição desta cifra é decidida por meio de congresso e levará em consideração a situação de trabalho de cada área profissional.

Tanto o salário mínimo, quanto o bruto e o liquido são importantes e devem ser de conhecimento dos brasileiros. Não deixe de se informar e garanta o funcionamento dos seus benefícios!

Por que tantos alunos zeram a redação do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio passou a ter nos últimos anos, uma importância vital para o estudante que está concluindo o ensino médio. As inscrições do Enem são muito importantes, pois a nota do exame será usada para dar entrada em uma grande variedade de processos seletivos para o ensino superior:

  • PROUNI
  • SISU
  • e muito mais.

E parte fundamental da prova é a redação. Por isso, preparamos uma lista especial com as principais dicas para você se dar bem na redação do Enem:

Por que tantos alunos zeram a redação do Enem?

  1. Seja atualizado. Os temas propostos estão relacionados à vida atual.
  2. Leia os editoriais dos jornais, pois eles são bons modelos de dissertação e ajudam a perceber técnicas de argumentação.
  3. Leia atentamente as instruções antes de começar a fazer seu texto.
  4. A redação deverá ser redigida a tinta.
  5. Haverá papel para o rascunho e para o texto original. Faça um rascunho. Não escreva diretamente no papel reservado ao texto original.
  6. Evite cometer rasuras.
  7. Dê um título para sua redação, mas só quando finalizá-la, pois ele deve estar de acordo com o que você escreveu.
  8. Faça seu texto com o número de linhas solicitado, respeitando os parágrafos.
  9. Não fuja ao tema indicado, pois essa é uma forma de tirar zero na prova.
  10. Fuja dos “achismos”. O que se espera é que você saiba construir e defender uma opinião que não seja baseada em um “achismo”.
  11. Esqueça a linguagem que você usa no MSN, no E-mail ou na mensagem de texto do telefone celular. O Enem é um exame sério e, como tal, exige respeito à norma culta da língua portuguesa.
  12. Se você tiver dúvida sobre a ortografia de uma palavra, procure usar um sinônimo.
  13. Jamais utilize uma palavra de baixo calão, popularmente conhecido como “palavrão”.
  14. Evite usar gírias, contudo, se elas forem necessárias, coloque-as entre aspas. Mas, atenção, as gírias que envolvem palavras de baixo calão não devem ser usadas nem entre aspas.
  15. Não utilize provérbios ou ditados populares. Seja criativo. Pobreza de linguagem desqualifica sua redação.
  16. Não use frases feitas, clichês. Evite expressões como “o Brasil é um país de contrastes”; “transpondo as barreiras”; “marcas da violência”.
  17. Atenção para não repetir, várias vezes, a mesma ideia ou palavra.
  18. Fique atento às conjunções que emprega, para que seu texto não perca a coesão e, consequentemente, a coerência. Observe se esses conectivos estão, de fato, traduzindo o tipo de relação que você quer estabelecer entre as orações.
  19. Não cite dados estatísticos, a menos que você possa informar a fonte e que eles sejam fiéis a essa fonte.
  20. Não cite pessoas que são apenas do seu conhecimento particular para exemplificar uma situação colocada em seu texto. Se precisar citar alguém como exemplo, essa pessoa deve ser uma pessoa pública. Mas tome cuidado para não a citar como um exemplo de conduta pouco recomendável.
  21. Se a redação tiver que ser feita a partir da leitura de um texto apresentado na prova, não utilize partes desse texto na sua redação. Utilize os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
  22. A redação não pode ser redigida em forma de poema (com versos) ou de narrativa (contando uma história).
  23. Texto em prosa do tipo dissertativo: deve expor ideias de forma clara e coerente.
  24. Texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo: deve apresentar argumentos, fatos e opiniões que defendam o seu ponto de vista. Esse é o tipo de texto frequentemente solicitado.
  25. Elabore propostas para a solução do problema discutido no texto. Mas, essas propostas devem demonstrar respeito aos direitos humanos. Por exemplo, propor a pena de morte como solução para acabar com a criminalidade é ferir os direitos humanos.
  26. Seja ético. Se o tema tratar da violência ou da criminalidade, nunca seja a favor delas.
  27. Não faça apologia às drogas e nem desenhos que possam comprometê-lo.
  28. Nunca defenda um ponto de vista com base em religião ou em superstição. Não faça pregações religiosas na sua redação.
  29. Nunca termine a sua redação utilizando expressões como: fim, the end, Jesus te ama ou qualquer outra coisa do gênero. Certamente você perderá pontos por causa disso.
  30. Não mande recadinhos para quem vai corrigir a sua redação, pois essa pessoa não tem o menor interesse em saber dos seus problemas pessoais ou se você não estava bem na hora da prova. Ela não vai lhe dar uma nota melhor só porque você pediu ou porque você se desculpou por não ter feito uma boa redação.

Curtiu? Esperamos que tenha uma boa sorte na prova do enem, e não se esqueça de se preparar para o exame, pois a concorrência é grande!

Grupo de estudos avalia Imposto Automotivo de São Paulo

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um dos motivos que leva o Brasileiro a se preocupar, esse é um imposto obrigatório para todos os proprietários de veículos e a inadimplência com eles pode causar alguns transtornos. Em São Paulo várias pessoas já se preocupam com o IPVA São Paulo, pois é muito importante não perder os prazos de pagamento do imposto. Vamos então entender melhor como funciona o IPVA 2024 SP, seu pagamento e o valor do imposto.

Informações sobre a tabela, os valores e a forma de pagamento do IPVA 2024 SP é o que mais buscam os proprietários de veículos automotores na hora de pagar o IPVA, vamos então esclarecer melhor o processo desse imposto.

Confira as datas de pagamento do IPVA 2024 RJ.

Como funciona o Imposto automotivo?

Uma das primeiras dúvidas daqueles que precisam pagar o IPVA 2024 SP é saber como consultar seu imposto, a consulta é importante pois através dela será possível ter informações importantes como o valor do seu imposto. Consultar o IPVA 2024 é um processo simples que pode ser feito ai mesmo da sua casa gratuitamente e pela internet, vamos então explicar para você como funciona.

Vamos então ver a forma com a qual podemos consultar o IPVA no Estado de São Paulo.

O primeiro passo e acessar o site do Detran SP pelo endereço www.detran.sp.gov.br, acessando o site será preciso ter os seguintes dados para realizar a consulta:

  • Número do RENAVAM,
  • Número da placa do carro
  • Número do CPF do proprietário

Ao preencher os campos solicitados corretamente será possível que você consulte o valor do seu imposto para efetuar o pagamento para que assim você possa se programar com o pagamento do Imposto Automotivo.

Após realizar a consulta como explicado anteriormente o contribuinte já saberá qual o valor do seu imposto para que possa realizar o pagamento de forma com que fique com o imposto em dia.

Para que agora seja possível realizar o pagamento será necessário ter em mãos a guia de recolhimento do IPVA 2024 SP, que pode ser emitida no mesmo site onde realizamos a consulta do imposto, acesse então o www.detran.sp.gov.br, imprima sua guia e realize o pagamento.

O pagamento do IPVA no estado de São Paulo poderá ser realizado em qualquer caixa eletrônico, agencias bancarias ou mesmo pelos sites dos bancos, o importante é estar em dia para evitar transtornos maiores como multas e apreensão do seu veículo por atraso do IPVA.

Todos os anos é feito uma atualização na tabela do IPVA SP, porém ainda não foi divulgado a nova tabela para 2024, ao concluir a atualização a tabela será então divulgada e você poderá consulta-la no site Sefaz SP através do endereço http://www.sefaz.sp.gov.br/.

Fique sempre atento para as atualizações da tabela do IPVA 2024 SP, para que não perca o prazo de pagamento do seu imposto.

Benefício do Seguro Desemprego é alvo de fraudes

Se você ainda não está por dentro das mudanças, deve saber que agora para o trabalhador dar entrada no seguro desemprego, é necessário realizar o agendamento seguro desemprego pela internet, essas mudanças fazem parte de uma medida de incentivo do Governo junto aos órgãos públicos, visando praticidade e agilidade na realização do serviço.

O seguro desemprego foi iniciado em 1986 e instituído pela lei 7.998/1990, o benefício é fiscalizado pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), sendo um direito do trabalhador brasileiro que está previsto na Constituição Federal.

Quem Tem Direito ao Seguro Desemprego?

Devido as novas regras do seguro desemprego 2023, muitas dúvidas surgiram, e grande parte dos trabalhadores brasileiros começaram a questionar quem tem direito ao seguro desemprego, afinal, as mudanças foram significativas.

Vale lembrar que o seguro desemprego é um direito de todo trabalhador brasileiro, mas como todo benefício, é preciso cumprir alguns requisitos.

Antes de tudo, para garantir o benefício do trabalhador, é necessário que o trabalhador tenha sido dispensado sem justa causa, além de ter mantido 12 meses de trabalho consecutivos para a primeira solicitação do benefício.

Já para a segunda solicitação, é necessário ter mantido pelo menos 9 meses de trabalhos ininterruptos e 6 meses para a terceira solicitação em diante. Saiba mais afundo quem tem direito ao seguro desemprego.

O agendamento seguro desemprego 2023 é feito através da internet, por meio do Seguro Desemprego Web que é uma plataforma online, utilizada para enviar o requerimento do seu benefício.

Passo a Passo Como Agendar Seguro Desemprego

  • O primeiro passo para agendar seguro desemprego é acessar o site http://saaweb.mte.gov.br/inter/saa/pages/agendamento/main.seam.
  • Em seguida selecione seu estado, município;
  • Em tipo de atendimento coloque “Entrada no Seguro Desemprego”;
  • Informe o código de segurança e clique em prosseguir.

Saiba como funciona a transferência da multa de trânsito para outra pessoa

Se você emprestou o seu veículo para um amigo, familiar ou colega de trabalho e acabou recebendo uma multa em seu nome, saiba que é possível fazer a transferência da cobrança para o condutor. Este recurso é muito importante e deve ser usado quando o proprietário não tiver envolvimento com a infração cometida.

Muita gente ainda tem dúvidas quanto ao funcionamento deste recurso e por isso, vale a pena conferir o texto a seguir para saber como ocorre a transferência de multa de trânsito para outro condutor.

Multas de trânsito

Existem diversas leis que regem e garante o bom funcionamento do trânsito. Quando não cumpre com este regulamento, ou seja, quando comete uma infração, o motorista fica sujeito a cobrança de multas.

As infrações são divididas em: leve, média, grave e gravíssima. E quando são registradas geram não só a cobrança de multas para o proprietário ou motorista, mas também pontos na carteira.

Não cumprir as leis de trânsito ou deixar de pagar os impostos obrigatórios para proprietários de veículos pode render um grande prejuízo. De acordo com os registros de multas de trânsito RJ, grande parte das infrações é por estar com documentos vencidos.

Se não estiver classificado na isenção IPVA, o motorista deverá cumprir com o valor anualmente. Sem a quitação do imposto, fica inviável realizar o Licenciamento do veículo e isto pode até levar à apreensão do mesmo.

Como funciona a transferência?

Provavelmente, você já precisou emprestar ou pegar emprestado o carro de alguém. Mesmo percorrendo certas distâncias, pode ser que ocorra a cobrança de alguma multa.

Se a pessoa não tiver culpa pelo ocorrido, ela pode solicitar a transferência de multa para a pessoa condutora que cometeu a infração. O mesmo acontece para que dirigia um veículo com documentos, como o IPVA, vencidos. Além de se rum dos impostos mais caros entre os estados, o IPVA RJ renderá uma multa alta, com acréscimo de juros diários.

O mesmo ocorre para os outros estados como o do IPVA SP, mas vale lembrar que a cobrança da multa deverá ir para o proprietário do veículo e não para o motorista!

Como solicitar?

Este recurso permite a praticidade para resolver multas de trânsito. Além de passar a multa para outro condutor, você poderá transferir também os pontos na CNH.

Alguns estados, como São Paulo, permitem que você faça o requerimento de transferência pela internet. Caso o seu estado ainda não disponha da facilidade, basta você se dirigir a uma unidade do Detran junto ao motorista infrator e solicitar a mudança de responsável pela multa.