Procedimentos necessários para realizar o cadastro PIS

Os empregadores devem ficar atentos a todos os procedimentos necessários para realizar o cadastro PIS 2023 dos seus funcionários. Esse cadastro pode ser feito de maneira rápida e fácil. Inclusive, muitos não sabem, mas é possível fazer pela internet. Veja como é fácil fazer o cadastro PIS dos seus funcionários.

O benefício do PIS 2023 ou Programa de Integração Social é um direito de todo trabalhador de carteira assinada. Criado pelo Governo Federal, esse programa faz com que haja uma maior integração entre o trabalhador e a empresa para a qual presta os seus serviços.

Essa integração permite que o trabalhador contribua ativamente para o crescimento da empresa e, com isso, seja beneficiado por esse ato.

Para que serve o cadastro PIS ?

Todo empregador deve obrigatoriamente realizar o cadastro PIS dos seus funcionários.

Este cadastro serve para facilitar a vida do empregador na hora de cadastrar os seus empregados. O sistema de identificação do trabalhador em programas sociais ou outros benefícios oferecidos pelo Governo Federal também fica facilitado com esse cadastramento.

A empresa poderá cadastrar os seus funcionários de maneira online ou por lote. Saiba mais a seguir.

Quem deve fazer o cadastro PIS?

Não é o trabalhador que faz o seu próprio cadastro PIS. Quem deve fazer esse cadastro é obrigatoriamente o empregador assim que um funcionário é admitido.

Mesmo que o trabalhador já possua esse cadastro feito, o empregador deverá fazê-lo novamente, pois esse cadastro informa o início do vínculo desse trabalhador com a empresa.

Como fazer o cadastro PIS?

A maioria das empresas prefere realizar o cadastramento por lote, assim, é possível fazer o cadastramento de vários funcionários de uma só vez sem precisar fazer cadastros individuais.

Neste processo, o empregador deve gerar o arquivo de cadastramento e postá-lo pela Caixa Postal do Conectividade Social através do serviço disponível “Envio de Arquivo Cadastro NIS”.

Assim que a Caixa Econômica Federal recebe os arquivos que você enviou, tudo é analisado e se os dados estiverem corretos são enviados os NIS incluídos com os seus códigos de retorno.

Você pode acessar essa página para saber mais informações sobre esse cadastramento em lote.

Cadastramento online

O empregador que quiser uma resposta rápida sobre os números do PIS dos seus funcionários poderá fazer o Cadastro PIS de maneira online. É uma boa alternativa para quem quer fazer cadastros individuais.

O acesso deve ser feito através do Conectividade Social. clique aqui para acessar o manual com todos os detalhes sobre o cadastramento online.

Consulta PIS

Achamos importante explicar para você, trabalhador, outro aspecto do cadastro PIS. Depois que você já tem o seu benefício criado ou atualizado pelo seu empregador, você pode fazer um cadastro pela internet para consultar informações vinculadas ao seu PIS como FGTS, Abono Salarial e Seguro Desemprego.

Veja como fazer seu cadastro:

  • Acesse essa página;
  • No campo indicado, digite seu NIS e depois clique em “Cadastrar Senha”;
  • Seguindo as instruções que aparecerem, conclua seu cadastro;
  • Depois, acesse novamente a página, digite seu NIS e a senha que você cadastrou e clique em “OK”;
  • Agora, você estará dentro do sistema da Caixa Econômica Federal e poderá consultar todas as informações que quiser.

Deixe um comentário