WikiTribune | Jornalistas da Web
Mario Cavalcanti
por — 3 meses atrás em Escolha do Editor, Notícias

Fundador da Wikipedia quer combater notícias falsas com o Wikitribune

Com princípios similares ao da enciclopédia, veículo online financiado coletivamente irá trabalhar com jornalistas pagos e colaboradores.

O fundador da Wikipedia, Jimmy Wales, está lançando um novo veículo noticiosos online baseado nos princípios de colaboração similares ao da enciclopédia online. O Wikitribune, assim chamado, será gratuito, sem anúncios e feito a partir da colaboração dos usuários, da mesma forma como a Wikimedia Foundation opera a Wikipedia.

Aos apoiadores do novo empreendimento será pedida uma assinatura de quinze dólares por mês. Aqueles que apoiarem a campanha se tornarão colaboradores e também poderão revisar as matérias publicadas.

Descrevendo o Wikitribune como “notícias do povo e para o povo”, Wales disse que “esta será a primeira vez em que jornalistas profissionais e jornalistas cidadãos trabalharão lado a lado escrevendo matérias na medida em que elas forem acontecendo, editando-as ao vivo na medida em que elas forem se desenvolvendo, e em todos os momentos apoiados por uma comunidade de verificação”.

Se a campanha de crowdfunding for um sucesso, o fundador da Wikipedia espera contratar os primeiros jornalistas do site “o mais rápido possível” (no momento, de acordo com o veículo, já foram contratados três).

Em tempo: a Wikipedia (obviamente) já conta com um verbete sobre o Wikitribune. O The Atlantic publicou um artigo de opinião (em inglês) apontando problemas no modelo.

Via The Guardian.

Notícias relacionadas:

Mario CavalcantiFundador da Wikipedia quer combater notícias falsas com o Wikitribune