E-book "Global Journalism Education" (Knight Center) | Jornalistas da Web
Mario Cavalcanti
por — 1 mês atrás em Escolha do Editor, Notícias

Knight Center lança e-book sobre educação global em Jornalismo

Obra gratuita é um livro de referência acessível para jornalistas, educadores, estudantes, ativistas de mídia e demais interessados no jornalismo de qualidade.

E-book "Global Journalism Education" (Knight Center) | Jornalistas da WebSer um livro de referência acadêmico e acessível para jornalistas, educadores, estudantes, ativistas de mídia e outros atores com interesse no jornalismo de qualidade. Esse é um dos objetivos do novo e-book “Global Journalism Education in the 21st Century: Challenges and Innovations” (“Educação Global em Jornalismo no Século XXI: Desafios e Inovações”), lançado pelo Knight Center durante a edição 2017 do Simpósio Internacional de Jornalismo Online (Isoj), que aconteceu no último fim de semana, em Austin, no Texas, Estados Unidos.

A obra foi editada pelas professoras Robyn S. Goodman e Elanie Steyn e está disponível para download gratuito no site do Knight Center. Os editores descrevem o livro como um “livro de referência acadêmico, prático e acessível para educadores, formadores, jornalistas, ativistas de mídia, formuladores de políticas, fundações, organizações não-governamentais, estudantes e outros com interesse no jornalismo de qualidade”.

O e-book é dividido em três seções. A primeira parte é composta por dez cases de estudiosos da Austrália, Chile, China, Egito, Índia, Israel, Rússia, África do Sul, Reino Unido e EUA. Já a segunda parte, fala do passado, presente e futuro previsto da educação global jornalística e os impactos que teve sobre a prática profissional. E a parte três aborda as inovações em todo o mundo na educação jornalística. A última seção inclui capítulos sobre inovação educacional, incluindo tópicos como empreendedorismo de mídia, jornalismo móvel e desenvolvimento.

Um capítulo conclusivo postula dez previsões para a educação jornalística no futuro. E um epílogo de Goodman analisa como a educação global em jornalismo tem sido moldada pelos ocidentais; esforços para des-ocidentalizar esta educação e os atuais empenhos de educadores em todo o mundo para preparar futuras gerações de cidadãos globais e jornalistas.

Notícias relacionadas

Mario CavalcantiKnight Center lança e-book sobre educação global em Jornalismo