Tese de doutorado portuguesa aborda o ciberjornalismo regional. Crédito da foto: SXC.hu
22/05/2014

Tese de doutorado português aborda o ciberjornalismo regional

Disponível para download gratuito, documento de 359 páginas é de autoria de Pedro Jerónimo, investigador português de jornalismo online.

Foi disponibilizada recentemente no Repositório Aberto da Universidade do Porto, em Portugal, a tese de doutorado “Ciberjornalismo de proximidade: A construção de notícias online na imprensa regional em Portugal”. Defendida no dia 27 de janeiro deste ano, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, a tese é de autoria de Pedro Jerónimo, investigador do Observatório do Ciberjornalismo (ObCiber). O núcleo de investigação – sediado na mesma instituição – analisa regularmente a evolução do jornalismo online em Portugal e no mundo.

A tese, de 359 páginas – e cujo um dos arguentes da tese foi o espanhol Xosé López Garcia (Universidade de Santiago de Compostela), referência mundial na área do jornalismo/ciberjornalismo de proximidade -, analisou três veículos regionais de Portugal: OMirante.pt, Reconquista.pt e RegiaoDeLeiria.pt. O documento aborda, entre outros, o cenário atual do ciberjornalismo de proximidade, o impacto do jornalismo online nas redações, a evolução da área em Portugal, redes sociais e rotinas de produção.

O arquivo PDF (12,1 MB) pode ser baixado gratuitamente no repositório da instituição.

Via ObCiber. Crédito da foto de destaque: SXC.hu

Mario CavalcantiTese de doutorado português aborda o ciberjornalismo regional