CNN demite editora por praticar vários plágios. Crédito da foto de destaque: Flickr.com/ayush
16/05/2014

CNN demite editora por praticar vários plágios

Em comunicado oficial, emissora conta que uma investigação interna encontrou plágios em cerca de 50 matérias publicadas no site do veículo.

A CNN anunciou na sexta-feira (16) que demitiu a editora Marie-Louise Gumuchian por praticar uma série de plágios. A jornalista escrevia fazia frequentemente matérias e reportagens sobre África, Europa e Oriente Médio a partir da sucursal de Londres.

Segundo a emissora americana, o caso foi descoberto na última semana, durante um processo de revisão. Uma matéria chamou a atenção de um revisor, o que levou a uma investigação interna que encontrou plágios em cerca de 50 matérias publicadas no site da CNN.

Em comunicado oficial, o veículo informou que decidiu demitir Gumuchian após as constatações, e disse que removeu todas as instâncias de plágios encontradas em seus textos. “Em alguns casos, tivemos que deletar um artigo inteiro [do site]“, diz trecho do comunicado assinado por três editores.

A emissora finalizou o comunicado pedindo desculpas ao público pelo ocorrido. “Confiança, integridade e simplesmente dar crédito onde é devido estão entre os princípios do jornalismo que prezamos, e lamentamos que tenhamos publicamos um material que não refletia essas normas essenciais”, diz.

Crédito da foto de destaque: Flickr.com/ayush

Mario CavalcantiCNN demite editora por praticar vários plágios