13/03/2014

Livro mapeia particularidades da narrativa digital em diversos dispositivos

Obra baseada em fatos reais, ‘No Tempo das Telas’ aborda nossa relação diária com telefones celulares, laptops, tablets e outros gadgets.

Livro No Tempo das TelasRIO DE JANEIRO (Da Redação), 13 de março – Um mapeamento das particularidades da narrativa digital no ambiente das telas, seja nas trocas de mensagens, no consumo de informação ou nas relações afetivas. Esse é um dos atrativos do livro “No Tempo das Telas – Reconfigurando a Comunicação” (Estação das Letras e Cores), que será lançado no próximo dia 26 de março na livraria Cultura do Shopping Bourbon e que terá ainda lançamento no Rio de Janeiro.

A obra do escritor Fábio Fernandes e da jornalista Pollyana Ferrari é, na verdade, um thriller científico, com personagens ficcionais que vivenciam experiências reais do nosso cotidiano conectado. De acordo com comunicado, são cenas baseadas em fatos reais ou mesmo ficcionais, em coisas que aconteceram com nós mesmos ou amigos, amigos de amigos, pedaços de diálogos etc. “Propomos mapear nossa relação diária com as telas, sejam de celulares, laptops, tablets e outros dispositivos. E como o uso de aplicativos como Twitter, WhatsApp, Facebook, Instagram e milhares de apps vêm mudando a forma das pessoas se comunicarem e por consequência a Comunicação”, diz Pollyana Ferrari.

Os autores acreditam que a sociedade informacional, vislumbrada por Castells, tornou-se mais flexível, remixada e cheia de camadas do que pensávamos no final do século XX. “É uma mistura do tempo líquido proposto por Bauman com as experimentações técnicas de Manovich e sócio-antropológicas de Latour. Transitar torna-se, na nossa opinião, a melhor bússola desta primeira metade do século XXI”, explica Fábio Fernandes.

O lançamento em São Paulo acontece no dia 26 de março, das 19h às 21h30. No Rio de Janeiro, o lançamento é no dia 11 de abril, na Livraria da Travessa de Ipanema.

SERVIÇO:

No tempo das telas: reconfigurando a comunicação
Autores: Pollyana Ferrari e Fabio Fernandes
Editora: Estação das Letras e Cores
128 páginas
R$ 32,00
ISBN: 978-85-60166-86-2
Lançamento: 26 de março: 19h às 21h30

Mario CavalcantiLivro mapeia particularidades da narrativa digital em diversos dispositivos