12/09/2013

Anatel lança app de banda larga móvel para iPhone

Disponível para download gratuito, aplicação afere diversos parâmetros de qualidade da conexão.

Aplicativo EAQ para iPhoneRIO DE JANEIRO (Da Redação), 12 de setembro – A versão oficial do aplicativo da Anatel para aferição da qualidade da banda larga móvel para o smartphone iPhone (sistema operacional iOS), desenvolvida pela EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade), foi disponibilizada essa semana para download gratuito.

De acordo com comunicado oficial enviado por email na quarta-feira (11), a aplicação é segura e não permite acesso ao conteúdo das ligações ou mensagens do usuário. As informações a serem obtidas dizem respeito aos principais parâmetros de qualidade da conexão banda larga (velocidades de download e upload, latência, jitter e perda de pacotes), além de apresentar graficamente os resultados de todas as medições realizadas anteriormente, inclusive com os locais exatos das medições.

Para instalar o aplicativo, basta o Usuário fazer uma busca pela palavra “EAQ” na Apple Store. Localizado o aplicativo, o usuário deverá clicar em “GRÁTIS”, seguido de “INSTALAR O APP”. Após instalado o aplicativo, o usuário necessitará fazer um cadastro com seu e-mail e escolher uma senha de acesso.

DISPONÍVEL TAMBÉM PARA ANDROID

Usuários de smartphones com o sistema Android também podem baixar diretamente do Google Play uma versão oficial do aplicativo “Brasil Banda Larga” desenvolvida para essa plataforma. Para outros sistemas operacionais móveis, as medições podem ser realizadas diretamente na página do projeto.

A partir dos resultados destas medições com abrangência nacional, a Agência reunirá informações para a adoção de medidas que permitam análise e ampliação da qualidade, buscando a progressiva melhoria da banda larga móvel no País. JW.

Mario CavalcantiAnatel lança app de banda larga móvel para iPhone