18/03/2013

Malofiej anuncia ganhadores da edição 2013

Premiação anual homenageia a excelência no jornalismo visual impresso e online no mundo todo. Seis veículos brasileiros conquistaram medalhas.

Infográfico do Estadão sobre o Maracanã. Ganhador de medalha no Malofiej.

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 18 de março – O capítulo espanhol da Society for News Design (SNDE), organização internacional de profissionais de jornalismo, anunciou na última sexta-feira (15) os ganhadores da edição 2013 do Prêmio Malofiej, que anualmente homenageia a excelência no jornalismo visual impresso e online no mundo todo. Em sua 21ª edição, a premiação concedeu um total de 21 medalhas de ouro, 52 de prata e 74 de bronze entre os 1.101 trabalhos de 154 veículos de 28 países.

O The New York Times e o National Geographic foram os grandes vencedores da edição, com, respectivamente, 7 e 4 medalhas de ouro. O jornal O Estado de S. Paulo conquistou uma medalha de ouro na categoria Portfólio, com sua série sobre os Estádios da Copa 2014. Já os infográficos produzidos pelo diário brasileiro sobre o Maracanã e a Arena de Brasília renderam duas medalhas de bronze na categoria Reportagens Impressas. O veículo faturou ainda um bronze em Gráficos Impressos (com infográfico sobre o desabamento do edifício Liberdade, no Rio), um bronze em Online (Folhacóptero) e um bronze em Especiais (com a animação 100 metros em 100 anos).

Outros veículos brasileiros que ganharam medalhas na edição 2013 do Malofiej incluem Globo Esporte (dois bronzes com São Silvestre e César Ciello; uma prata com o especial “Libertados”), Mundo Estranho (dois bronzes com uma reportagem sobre o Titanic e o especial “A história sangrenta da medicina”), Galileu (um bronze pela matéria sobre biomimetismo), O Globo (um bronze pelo trabalho sobre os 100 anos do Pão de Açúcar) e G1 (um bronze pelo infográfico interativo sobre o Facebook).

Via Prêmio Malofiej, VisualLoop.

Mario CavalcantiMalofiej anuncia ganhadores da edição 2013