11/03/2013

Diário digital espanhol infoLibre faz sua estreia

Criado por Jesús Maraña, ex-diretor do diário espanhol Público, jornal conta com jornalistas vindos de veículos como El País.

infoLibre, novo diário digital espanhol.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 11 de março – A Espanha ganhou na última semana um novo diário digital. Criado por Jesús Maraña, ex-diretor do diário espanhol Público, o infoLibre conta com jornalistas vindos de veículos como El País, ETVE e o próprio Público. “infoLibre é uma proposta informativa e cívica que nasce no momento em que a crise econômica ameaça tanto a democracia, quanto o jornalismo, cada vez mais subordinados aos interesses do poder econômico e financeiro”, diz trecho de comunicado que antecipava o lançamento.

Entre as seções do novo veículo, está uma chamada LibreLeaks, onde serão disponibilizados todos os documentos relacionados com as notícias publicadas. Além disso, o jornal anunciou que pretende criar uma rede internacional de publicações sob a égide do infoLibre, e que pretende se manter com contribuições dos leitores.

Também na última semana, o infoLibre lançou uma revista mensal impressa especializada em gêneros jornalísticos como a crônica, a reportagem, a investigação e a entrevista. Batizada de tintaLibre, a publicação, com 48 páginas em seu primeiro número, é está sendo dirigida pelo jornalista e escritor Javier Valenzuela, ex-diretor adjunto do El País. Assinantes do infoLibre receberão a revista de forma gratuita, em formato impresso ou em PDF. JW.

Via lainformacion.com.

Mario CavalcantiDiário digital espanhol infoLibre faz sua estreia