E-book da Famecos reúne reportagens feitas pelos alunos

Textos foram selecionados pela qualidade de reportagem ou novidade da pauta. Livro eletrônico está disponível gratuitamente nos formatos MOBI e EPUB.

E-book produzido pelos alunos do Editorial J, da Famecos. Crédito: Jornalistas da Web.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 30 de janeiro – O Editorial J, estágio em Jornalismo da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUCRS), lançou um e-book gratuito com as melhores reportagens em texto feitas pelos alunos em 2011 e 2012. O livro eletrônico foi disponibilizado gratuitamente para download nos formatos MOBI (Kindle) e EPUB (iPad, Kobo, Nook e outros e-readers). Quem não tiver um e-reader ou tablet, pode ler as matérias pela Web.

O e-book foi organizado pelo jornalista e professor da Famecos Marcelo Träsel. Os textos foram selecionados pelos critérios de qualidade da reportagem, ou novidade da pauta. “A seleção das reportagens compiladas no e-book foi realizada a partir de indicações dos professores responsáveis pelo estágio em Jornalismo da Famecos/PUCRS. A proposta era que cada um sugerisse alguns dos textos que mais lhes chamaram a atenção ao longo do ano – e que se prestassem para ler deitado numa rede na praia, com um Kindle ou iPad na mão”, conta Träsel ao site Jornalistas da Web.

Como alguns repórteres são mais experientes que outros, a obra teve o cuidado de informar o semestre do curso em que o autor de cada matéria estava quando a produziu. Nessa primeira experiência, os estudantes não participaram da produção do e-book. “Os alunos não se envolveram na edição, até porque esse foi um exercício de teste a que eu me propus, para no futuro poder ensinar nossos estagiários e voluntários a criar esse tipo de material”, explica o professor, que falou ainda sobre as ferramentas utilizadas. “Usei a versão gratuita do Booktype para compor o livro e editar os textos. Depois, refinei alguns detalhes usando o Sigil, um editor de arquivos EPUB open source. É claro, foi um exercício muito básico. A publicação não tem um design sofisticado, é só texto e imagem. Por outro lado, a decisão por algo simples também tem o objetivo de permitir a leitura em qualquer leitor eletrônico, mesmo os mais simples”, diz.

O Editorial J compreende um webjornal, um veículo impresso com oito edições anuais, produção em vídeo destinada a um canal no YouTube e à UniTV de Porto Alegre, bem como uma rádio online. No e-book, estão presentes apenas matérias publicadas no veículo impresso e no webjornal. JW.

Mario CavalcantiE-book da Famecos reúne reportagens feitas pelos alunos