Mario Cavalcanti
por — 16/01/2013 em Notícias

Diário belga Le Soir lança edição vespertina digital e paga

Novo veículo servirá para complementar tanto o jornal impresso, quanto a página Web, que continua gratuita.

Le Soir 17H

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 16 de janeiro – O diário Le Soir, da Bélgica, lançou na terça-feira (15) uma edição digital vespertina que sairá todos os dias às 17h. Chamado de Le Soir 17H, o vespertino servirá para complementar tanto o jornal impresso, quanto a página Web, que continuará sendo gratuita.

De acordo com o diretor do diário, Didier Hamann, o novo atrativo surge para acompanhar a mudança de hábitos dos leitores do Le Soir, que frequentemente buscam na parte da tarde por uma leitura mais rápida. Por causa disso, o jornal, que completou recentemente 125 anos, decidiu aplicar no vespertino digital um desenho claramente visual, adaptável, segundo o veículo, a todo tipo de dispositivos móveis.

Hamann destacou que o novo produto não é uma cópia do papel e nem uma variação da página Web, mas sim um veículo totalmente diferente, “um produto concluído” e com estrutura própria, onde a informação se encontra hierarquizada de acodo com os critérios de “pertinência, valor e aprofundamento”.

Sobre a decisão de fazer do novo vespertino uma publicação paga porque, Hamann disse que “o modelo de negócio da imprensa está mudando”. Para o executivo, os leitores cada vez mais vão ter que “financiar conteúdos de qualidade”. “Um jornal custa menos que um café. E é mais benéfico para a saúde de nossa mente e nossa democracia”, diz. JW.

Via Europa Press.

Mario CavalcantiDiário belga Le Soir lança edição vespertina digital e paga