Morre nos EUA Aaron Swartz, um dos fundadores do Reddit

Ciberativista também ajudou a desenvolver as especificações do RSS e a idealizar o Creative Commons, para licenciamento de conteúdo aberto.

Aaron Swartz. Foto: Wikimedia.RIO DE JANEIRO (Da Redação), 13 de janeiro – O ciberativista americano Aaron Swartz, um dos fundadores do site de compartilhamento Reddit, cometeu suícido na sexta-feira (11), em Nova York, nos Estados Unidos. Swartz, de 26 anos, enfrentava um processo criminal por fraude. Ele foi acusado em julho de 2011 de invadir os servidores do Instituto de Tecnologia de Massachesetts (MIT) e furtar cerca de cinco milhões de artigos acadêmicos, que seriam disponibilizados de graça na Web.

Entre outros feitos, o ativista, encontrado morto em seu apartamento, ajudou a desenvolver as especificações do padrão RSS e participou da idealização do Creative Commons, que permite o licenciamento de conteúdo aberto. Ele também foi o fundador do site Demand Progress, voltado para a área de políticas públicas para a Internet. O advogado de Swartz, Elliot R. Peters, confirmou que o jovem ultimamente vinha sofrendo de depressão. JW.

Com informações da BBC News.

Mario CavalcantiMorre nos EUA Aaron Swartz, um dos fundadores do Reddit