04/01/2013

China bloqueia site de revista pró-reforma

Yanhuang Chunqiu é considerada a publicação reformista mais influente. Motivo teria sido um artigo pedindo um governo constitucional.

China bloqueia site de revista pró-reformaRIO DE JANEIRO (Da Redação), 4 de janeiro – O governo chinês fechou nesta sexta-feira (4) o site de uma revista pró-reforma do país. O motivo teria sido a publicação de um artigo pedindo reformas políticas e um governo constitucional, conteúdo não tolerado pelo Partido Comunista. A informação é da agência de notícias Reuters.

A revista Yanhuang Chunqiu (algo como China Através das Eras) é considera a principal reformista chinesa. Em mensagem postada em sua conta oficial no Sina Weibo (uma espécie de Twitter chinês), a publicação informou que foi alertada na quinta-feira (3) sobre o cancelamento do site, que agora exibe apenas uma ilustração de um policial segurando um distintivo e os dizeres do encerramento.

Na última semana, a China divulgou regras mais rígidas para controle da Internet. Com as novas medidas, os usuários do país deverão se registrar nos provedores utilizando nomes reais. Além disso, o país vai passar a excluir mensagens e páginas com informações consideradas ilegais segundo os olhos do Partido Comunista. JW.

Mario CavalcantiChina bloqueia site de revista pró-reforma