Mario Cavalcanti
por — 18/12/2012 em Notícias

Após seis anos de disputa, Google faz acordo com jornais belgas

Briga judicial chegou inclusive a resultar na exclusão do conteúdo dos veículos hispânicos nas buscas do Google News.

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 18 de dezembro – O Google encerrou uma disputa de seis anos contra jornais belgas por questões de direitos autorais. Os veículos chegaram a ser excluídos das buscas do Google News, braço noticioso do Google. Questões financeiras do acordo não foram divulgadas.

De acordo com o diário americano Wall Street Journal, o Google pagará custas legais e comprará anúncios nos jornais como parte do acordo, enquanto os veículos comprarão anúncios no Google para se promoverem. Além disso, a gigante das buscas poderá vender publicidade online para os diários belgas em troca de uma porcentagem das vendas, modelo que já espera replicar em outros países.

No último mês de novembro, editores espanhóis anunciaram que querem que o Google pague por exibir seus conteúdos nos resultados de pesquisa. Para a associação de editores do país, motores de busca de notícias estão causando prejuízos econômicos à imprensa, pondo em risco a consolidação dos diários digitais. Uma solução proposta seria uma “taxa Google” que garantiria que os motores de busca compensassem economicamente os jornais por exibirem seus conteúdos. JW.

Com informações do jornal O Globo.

Mario CavalcantiApós seis anos de disputa, Google faz acordo com jornais belgas