07/11/2012

4ª edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação espera reunir mais de mil pesquisadores

Com expectativa de mais de mil participantes, evento terá cinco conferências e 430 trabalhos entre pôsteres digitais, mesas-redondas e lançamentos de livros

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 7 de novembro – Mostrar que o hipertexto é um fenômeno que desconhece fronteiras geográficas e disciplinares. Este é um dos objetivos da 4ª edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação, que acontede de 13 a 15 de novembro, no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

O Simpósio terá cinco conferências e 430 trabalhos distribuídos entre sessões de comunicação e pôsteres digitais, além de mesas-redondas, lançamentos de livros, exposições e a entrega do Prêmio Artes Digitais e Aplicativos Educacionais.

ATRAÇÕES PREVISTAS

A abertura do Simpósio vai acontecer no dia 13/11, às 19h30. Nela será realizada conferência com o pesquisador João Mattar (UAM-Brasil e PUC-SP). Durante a palestra Parangolé x Batman, o especialista no desenvolvimento de técnicas para dinamizar redes sociais falará sobre como na “desestrutura” do ciberespaço podem ser planejadas estratégias educacionais afinadas com as demandas do século XXI.

No dia 14, a pesquisadora Lucia Santaella (PUC-SP), especialistas em Semiótica, vai refletir sobre como os conflitos e afinidades entre hipermídia e transmídia definem o atual perfil da comunicação, que coloca em interação Linguística, Informática e Biologia. No mesmo dia, a conferência do francês Imad Saleh (Université Paris-8) tratará sobre como Ciências Humanas e Ciências Exatas reformulam suas fronteiras diante do desafio da interdisciplinaridade aplicada às redes sociais.

Também vindo da França, Philipe Bootz (Université Paris-8) vai apresentar, no dia 15, os resultados de suas pesquisas sobre a interação entre cálculo, tecnologia e sensibilidade na Literatura e nos demais processos de criação estética que utilizam como material a palavra. Além dele, Romero Tori (USP), especialista em Realidade Misturada, falará, ainda no dia 15, sobre como a sobreposição entre ambientes reais e ambientes virtuais está nos levando rumo à era da Educação Sem Distância.

APRESENTAÇÕES DE PESQUISAS

Ainda de acordo com a organização, entre os trabalhos que serão apresentados estarão temáticas como os estudos da interatividade em blogs de moda e estética; a adaptabilidade das redes sociais às pessoas com deficiência; literatura ao vivo com auxílio das ferramentas do ciberespaço; e o novo perfil da linguagem bíblica ao ingressar em plataformas multimidiáticas.

As apresentações serão realizadas nas salas do Núcleo Integrado de Atividades de Ensino (Niate), prédio recém-inaugurado no campus da UFPE. As conferências e mesas-redondas do Simpósio acontecerão no Centro de Convenções da Universidade. A programação geral do 4º Simpósio Hipertexto pode ser acessada no site oficial do evento. JW.

Mario Cavalcanti4ª edição do Simpósio Hipertexto e Tecnologias na Educação espera reunir mais de mil pesquisadores