Mario Cavalcanti
por — 05/11/2012 em Notícias

Jornalismo de dados em software livre é tema de palestra em São Paulo

Bacharel em Midialogia, Capi Etheriel discutirá os benefícios das novas tecnologias e a imensa massa diária de dados

Crédito: SXC.huRIO DE JANEIRO (Da Redação), 5 de novembro – Se por um lado o meio online e as novas tecnologias nos traz benefícios como maior acesso à informação e diversidade de fontes, por outro, nos faz deparar com uma grande massa diária de dados, que incluem novos dados governamentais, mapas, catálogos e notícias. Debater esse cenário é o objetivo da palestra “Jornalismo de Dados em Software Livre”, que será ministrada pelo desenvolvedor e designer Capi Etheriel no próximo dia 13 de novembro, às 16h30, na Universidade Metodista de São Paulo.

Bacharel em Midialogia pela Unicamp e membro da comunidade Transparência Hacker, Etheriel chama a atenção para o fato de que não são quaisquer programas de computador que são capazes de cumprir eficientemente com a tarefa de processar e conferir sentido aos dados disponíveis. Para ele, a única forma de confiar nessa computação é tendo acesso ao seu código, podendo revisá-lo e consertá-lo, aprimorando-o sempre que houver necessidade. Em suma, Capi diz que é preciso usar software livre.

O evento é uma realização do Grupo de Pesquisa Tecnologia, Comunicação e Ciência Cognitiva (Tecccog) do Programa de Pós Graduação da Universidade Metodista de São Paulo. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas em www.tecccog.eventbrite.com. O evento não terá transmissão ao vivo, mas, segundo a organização, será gravado e publicado no YouTube. JW.

SERVIÇO:

Palestra “Jornalismo de Dados em Software Livre”
Data: 13/11/2012
Horário: 16:30
Local: Edifício Capa – Sala 316 – Universidade Metodista de São Paulo (Campus Rudge Ramos)
Endereço: Rua Alfeu Tavares, 149 – Rudge Ramos – São Bernardo do Campo/SP
Inscrições: www.tecccog.eventbrite.com
Entrada franca

Mario CavalcantiJornalismo de dados em software livre é tema de palestra em São Paulo