03/05/2012

Meio digital puxa avanço de jornais nos EUA

Pesquisa do IVC no país sugere que tablets e smartphones fazem a diferença

Arte / JWRIO DE JANEIRO (Da Redação), 3 de maio – De acordo com um levantamento realizado pelo Instituto de Verificação de Circulação dos Estados Unidos (ABC, na sigla em inglês), a circulação de jornais no país registrou uma leve alta. O crescimento foi alavancado pelas assinaturas digitais, fazendo com que a circulação diária nos últimos seis meses tenha subido 0,68% para os 618 jornais participantes da pesquisa.

O apanhado mostra ainda que a circulção das edições dominicais subiu 5% para 532 veículos. A digital diária cresceu 61,6%, enquanto a impressa teve queda de 6,7%. Já a circulação de edições especiais — como edições em outros idiomas — subiu 33,7%. E a circulação digital, onde figuram assinantes que acessam o conteúdo por smartphones, tablets, e-readers e sites, representou 14,2% da circulação total entre outubro e março.

Entre os grandes destaques do levantamento está a circulação do The New York Times, que saltou 73,1% após o início da cobrança por conteúdo digital, em março de 2011. A pesquisa mostrou ainda que, no caso do New York Times, o número de assinantes digitais para as edições durante a semana, de 807 mil, já é superior aos de assinantes impressos (779 mil). JW.

Com informações do jornal O Globo.

Mario CavalcantiMeio digital puxa avanço de jornais nos EUA