Mario Cavalcanti
por — 06/06/2011 em Notícias

Rival chinês do Twitter planeja versão em inglês

Com 140 milhões de usuários, Weibo deve chegar ao Ocidente nos próximos meses

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 6 de junho – O Weibo, site de microblogging da China – e principal rival do Twitter no país asiático -, está planejando lançar uma versão em inglês nos Estados Unidos em dois ou três meses.

O serviço é operado pelo grupo chinês de mídia Sina – controlador do portal Sina.com – e foi introduzido em agosto de 2009. Com 140 milhões de usuários – o que é considerado um bom número para um país conhecido por limitar a liberdade de expressão também no meio online -, o site pretende bater os 200 milhões do Twitter.

Recursos para a criação de enquetes e grupos estão entre as funcionalidades que o Twitter não tem, mas, mesmo assim, o lançamento em inglês do Weibo será um desafio. Segundo análise de Robert Andrews, do site paidContent, o Twitter praticamente tomou conta o cenário de microblogging ao Ocidente, o que poderia ser um problema. Por outro lado, o Weibo pode muito bem apelar para os milhões de chineses residentes nos países ocidentais. Ligar esse público com os tradicionais usuários residentes na China pode produzir grandes efeitos em termos de compartilhamento internacional, liberdade de expressão e até mesmo publicidade online. JW.

Com informações do paidContent.

Mario CavalcantiRival chinês do Twitter planeja versão em inglês