Mario Cavalcanti
por — 24/03/2011 em Notícias

USA Today investe em mobile para combater crise

Diário americano amplia conteúdo e quer atrair atenção do público também na Web

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 24 de março – O diário americano USA Today vai remodelar sua edição impressa e investir em conteúdo para smartphones. A medida, que inclui ainda
atrair o interesse do público no meio online, teria por objetivo se manter no mercado.

Em entrevista ao The Wall Street Journal, o editor do USA Today, Dave Hunke, disse que as mudanças pretendidas no conteúdo incluem aumento do jornalismo investigativo, mais
dicas de viagens, opinião, conteúdo esportivo, consultoria financeira e matérias sobre estilo de vida. Criado há quase 30 anos, o jornal espera que a manobra ajude a conter a queda na circulação, que alcançou a marca de 20% nos últimos três anos.

INVESTIMENTOS NA WEB E NO MUNDO MÓVEL

Em janeiro de 2010, o USA Today já havia lançado uma nova página de entrada, apostando em infográficos interativos, mais vídeos e novos formatos de anúncio. Em fevereiro deste
ano, a edição impressa do jornal começou a publicar códigos de barras inteligentes para exibir em dispositivos móveis conteúdo complementar como fotos, áudios e vídeos.

Também em fevereiro de 2011, o veículo lançou uma edição para o tablet da Motorola, o Xoom, que roda o sistema operacional Android e é apontado como um dos rivais do iPad. Hunke se diz confiante nas mudanças e espera que este ano o diário aumente a receita e a circulação, que atualmente é de 1,8 milhão, sendo o segundo jornal com maior circulação impressa nos EUA, atrás apenas do Wall Street Journal., com mais de dois melhões de exemplares por dia. JW.

Com informações do caderno de economia do jornal O Globo.

Mario CavalcantiUSA Today investe em mobile para combater crise