Mario Cavalcanti
por — 24/02/2011 em Notícias

Jornal local dos EUA cria app similar ao Foursquare

The Cincinnati Enquirer aposta em serviço informativo baseado em geolocalização

DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 24 de fevereiro – O diário americano The Cincinnati Enquirer lançou uma aplicação para iPhone que traz funcionalidades semelhantes ao da rede social Foursquare, que se baseia na localização dos usuários a partir do GPS do telefone celular.

Através do aplicativo Porkappolis, o usuário encontra informações relevantes sobre a região e a proximidade onde se encontra, tudo com a “assinatura” do jornal. E clicando na aba Bacon, é possível conhecer dicas de restaurantes e acessar notícias locais e calendário de eventos. Assim como no Foursquare, as informações podem ser compartilhadas em redes sociais como Twitter e Facebook, e os usuários ainda podem interagir fazendo check-in e contribuir com informações adicionais.

Segundo o próprio veículo, o nome do serviço faz referência ao apelido “porkopolis”, que a cidade de Cincinnati, no estado de Ohio, recebeu por volta de 1835, época em que era o maior centro de embalagem de carne de porco do mundo. A aplicação pode ser baixada gratuitamente na App Store, loja virtual da Apple.

JORNAIS E PORTAIS FAZEM USO DO FOURSQUARE

Em dezembro de 2010, o jornal O Globo criou um perfil no Foursquare para listar os estabelecimentos parceiros de seu Clube do Assinante. Ao chegar em um desses estabelecimentos e fazer um check-in, o usuário que seguir a página do Clube do Assinante no serviço receberá, por exemplo, sugestões sobre o melhor prato da casa (no caso de restaurantes) e informações sobre descontos disponíveis.

Mais recentemente, em janeiro deste ano, o próprio Foursquare fechou um acordo com a rede de informações hiperlocais Examiner.com para oferecer notícias e análises locais para usuários nos Estados Unidos. Dicas de restaurantes e eventos divulgadas no Examiner – que possui mais de 68 mil colaboradores – passariam a aparecer em destaque na rede social. JW.

Mario CavalcantiJornal local dos EUA cria app similar ao Foursquare