Mario Cavalcanti
por — 14/01/2011 em Notícias

CP debaterá informação confiável nas redes sociais

Jornalistas e especialistas darão dicas para usuários não cairem em armadilhas

Crédito: SXC.huRIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de janeiro – A edição 2011 da Campus Party Brasil, principal evento tecnológico realizado anualmente no país, colocará em foco a confiabilidade das informações nas redes sociais. Onde buscar fontes de informação segura nas redes sociais? Como saber em quem confiar, já que qualquer um pode publicar conteúdo? Estes são alguns dos temas que serão debatidos em uma mesa mediada por Gil Giardelli, coordenador do Centro de Inovação e Criatividade da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

Para Giardelli, é preciso investigar os emissores e suas reputações no meio online. "O primeiro passo é verificar quem é o emissor do conteúdo e se ele tem uma consistência na rede", adianta. "É preciso lembrar que é tudo muito novo na era das redes sociais, não deu tempo de criar um manual de boas maneiras. Será empírico, fazer, ajustar, refazer! Um mundo novo, onde não podemos usar velhos mapas para descobrir novas terras", completa.

Na mesa redonda estarão nomes relacionados com o universo das redes sociais, como Demi Getschko, considerado um dos "pais" da Internet no Brasil e diretor-presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br); André Forastieri, crítico musical, ex-editor da revista Bizz e criador das revistas General e Herói; Ana Brambilla, jornalista, editora de Mídias Sociais do portal Terra e ex-repórter cidadã do jornal colaborativo OhmyNews; e Alexandre Matias, ex-editor da extinta revista Play, a primeira publicação voltada aos internautas brasileiros, e editor do caderno Link, do jornal O Estado de S. Paulo, além de manter o blog Trabalho Sujo, sobre cultura pop.

O debate acontece no próximo dia 19 de janeiro, a partir das 11h15, no palco Social Media. Para outras informações, visite o site oficial do evento. JW.

Mario CavalcantiCP debaterá informação confiável nas redes sociais