Mario Cavalcanti
por — 21/11/2006 em Notícias

Artigo ensina a como escrever para robôs

Especialista em otimização em buscadores diz que o redator de Internet deve escrever para pessoas e mecanismos de pesquisa

Artigo publicado no último domingo, 19, no Webinsider, explica como escrever para pessoas e também para os robôs – nesse contexto, programas automatizados controlados por outros programas e que interagem com serviços online – de mecanismos de busca como o Google.

De autoria de Debora Alonso, especialista em "Search Engine Optimization" pela Hotlist – empresa de otimização e marketing em ferramentas de pesquisa -, o texto explica que "o redator de Internet deve sempre lembrar que seu público-alvo inclui também os robozinhos dos buscadores", fundamentais, segundo Alonso, pois são eles quem vão dizer se aquela página deve aparecer com destaque nos resultados de busca.

Para a especialista, em tempos de Web 2.0, a busca alcançou sua meta de tornar as coisas mais fáceis de serem encontradas na Web. Segundo ela, ser "encontrável" na Rede significa "ter o site construído de acordo com os critérios dos buscadores (…) que utilizam a própria estrutura de hipertexto para rastrear a Web. Com bom senso e os diversos recursos de programação que temos hoje, é possível construir um site encontrável, rastreável e indexável pelos buscadores".

O artigo pode ser lido na íntegra aqui. JW.

Mario CavalcantiArtigo ensina a como escrever para robôs