Mario Cavalcanti
por — 04/09/2006 em Notícias

Reunião da ANJ repercute no exterior

Sites comentam decisão de jornais brasileiros de cobrar de portais de busca parte dos lucros obtidos pela disponibilização de notícias

A notícia de que os jornais brasileiros decidiram cobrar de sites de buscas como o Google uma parte dos lucros que essas ferramentas obtém disponibilizando todo o conteúdo da Rede virou notícia em sites estrangeiros de mídia digital.

Publicada nesta segunda-feira na Brazzil Magazine – veículo virtual em língua inglesa sobre o Brasil -, a notícia já teve repercussão no agregador Brazil News – também de língua inglesa e que reúne notícias sobre o país – e virou post no site britânico dotJournalism.

O anúncio da decisão dos diários foi feito por Nelson Sirotsky. presidente reeleito da Associação Nacional de Jornais, no encerramento do 6º Congresso Brasileiro de Jornais, no último dia 31 de agosto. Segundo notícia publicada no Último Segundo, para Sirotsky, os sites de busca apropriam-se de forma indevida do conteúdo gerado pelas empresas jornalísticas e, por esse motivo, deveriam participar dos lucros obtidos a partir da disponibilização de suas notícias e reportagens.

Leia aqui na íntegra a notícia do Último Segundo sobre a reunião dos jornais. Leia aqui a notícia na Brazzil Magazine. JW. Com informações do Último Segundo.

Mario CavalcantiReunião da ANJ repercute no exterior