Mario Cavalcanti
por — 13/11/2001 em Notícias

TJ Uerj será apresentado nos EUA

Projeto brasileiro de telejornalismo online é o primeiro com periodicidade diária no âmbito acadêmico

O TJ Uerj, telejornal universitário diário na Internet, será apresentado no Simpósio Internacional de Exclusão Digital, promovido pela International Communication Association, na Universidade do Texas, em Austin, Estados Unidos.

O evento, que começa nesta quinta-feira, 15, e vai até o próximo sábado, 17, promete reunir pesquisadores do mundo inteiro dispostos a debater formas de evitar a exclusão digital.

O jornalista Antonio Brasil, um dos responsáveis pelo TJ Uerj e quem fará a apresentação do projeto, está embarcando para o Texas nesta quarta-feira.

– Enviei o meu paper em inglês sobre o TJ Uerj e para minha surpresa eles aceitaram. Este é o encontro mais importante do mundo na área de pesquisa comunicacional. Tem gente do mundo inteiro – diz Brasil, que trabalha há trinta anos como jornalista de TV.

Lançado em julho deste ano pela faculdade de comunicação da Uerj, o TJ Uerj é uma proposta pioneira para a democratização do noticiário de TV via internet. Cinco meses depois do seu lançamento, o TJ Uerj já transmite, em parceria com o Student Bureau da CNN em Atlanta, um boletim ao vivo e diário pela internet. Antonio Brasil lamenta por não olharem muito pelo projeto aqui no país.

– Aqui no Brasil parece que as pessoas ainda não perceberam a importância dessa pequena grande aventura – comenta.

Mario CavalcantiTJ Uerj será apresentado nos EUA