Mario Cavalcanti
por — 27/08/2001 em Artigos

Chicago Sun-Times com comercial de TV

Jornal digital americano aposta em novo modelo de publicidade exibindo um comercial de televisão de quinze segundos

Por (@mariocavalcanti)

Há duas semanas o site do jornal Chicago Sun-Times vem testando o que pode ser talvez uma evolução no campo da publicidade online: um comercial de TV de quinze segundos que carrega automaticamente em páginas Web.

O novo formato utiliza tecnologia baseada na linguagem de programação Java, que detecta automaticamente o tipo de navegador e de conexão utilizados pelos leitores, e não os obriga a baixar plugins ou players de multimídia. O vídeo-anúncio foi desenvolvido pela empresa nova-iorquina Klipmart, provedora de tecnologia de áudio e vídeo para sites.

Diversos jornais online já utilizavam a tecnologia da Klipmart para oferecer áudio ou trailers de filmes, mas o Chicago Sun-Times foi o primeiro a experimentar a tecnologia de uma maneira diferente…

Segundo o CEO da empresa, Chris Young, um computador com modem de 56K apresenta perfeitamente o anúncio, que, no caso do Chicago Sun-Times, aparece direto na página e não em uma janela pop-up.

A campanha de estréia foi para um novo filme e não está mais no ar, mas o jornal promete continuar utilizando o formato, que pode apresentar até 60 segundos de vídeo. Os usuários têm a opção de “desligar” o som (mute).

O gerente de vendas do Chicago Sun-Times, Jack Metzger, que não revelou quanto custa em média anunciar no novo espaço, disse que o preço varia de acordo com o objetivo do anunciante.

Chris Young diz que o novo tipo de publicidade pode inclusive ser incorporado em mensagens de email no formato HTML. Aqui no Brasil, onde a maioria dos usuários não tem uma rápida conexão à Web, isso ainda parece um pouco surreal. Mas essa evolução é necessária. Com a chegada das conexões em banda larga, talvez a coisa mude.

Em tempo, outros jornais online já estão de olho nesse novo gênero de publicidade, um pequeno passo dado pelo Chicago Sun-Times, mas, certamente, um grande para o setor de jornalismo online.

Sobre o autor |

Jornalista, developer, carioca e nerd de carteirinha. Editor do site Jornalistas da Web e adepto da retrocomputação.

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