Mario Cavalcanti
por — 22/05/2001 em Artigos

Plastic.com agrega qualidade

Serviço permite que leitores e editores de outras publicações participem postando conteúdo

Por (@mariocavalcanti)

Uma nova forma não muito diferente, mas criativa, de apresentar informações surge na Web. O Plastic.com foi criado recentemente com a proposta de ser um canal para troca de informações, onde as notícias são postadas tanto por leitores quanto por editores de consagradas publicações.

Um dos principais objetivos é gerar discussões inteligentes. Todas as notícias postadas podem ser comentadas por outros leitores, como num fórum de discussão.

Para participar da comunidade é necessário fazer um cadastro (gratuito) no site, que lhe dará o direito de filtrar todo o conteúdo oferecido e customizar a página inicial. Assim, cada usuário poderá ver somente notícias de seu interesse.

Como o site funciona

Tudo bem, você venceu! Nem tudo é novidade neste serviço! O Plastic.com utiliza a mesma tecnologia do site Slashdot.org, o primeiro a criar canais desse tipo. A diferença está no foco de cada veículo. O Plastic.com dá ênfase ao que está em evidência na mídia, enquanto o Slashdot é especializado em tecnologia.

Por opção dos editores do Plastic.com, todas as notícias apresentadas são curtas e vão direto ao ponto. As editorias foram montadas em parceria com alguns produtores de conteúdo lá de fora, como o The New Republic Online (política), a Wired News (tecnologia), o Modern Humorist (humor) e o Nerve.com (sexo). Os artigos publicados nesses sites durante o dia são selecionados pelos próprios editores dessas publicações e pelos editores do Plastic.com.

E onde você entra nessa história? Usuários também podem participar sugerindo artigos! Após o cadastro, você já pode começar a enviar suas sugestões de notícias, mas é necessário um pouco de paciência. Quando fui postar um interessante artigo que li no site Brill’s Content sobre “portais humanos” para análise dos editores, me deparei com outros 93 pedidos de postagem na frente do meu. Sinal de que o site está bem povoado… 🙂

Outra novidade: quando uma notícia enviada por você é aprovada, o seu karma, uma espécie de incentivo dado aos colaboradores do site, cresce. Ou seja, quanto maior o seu karma, mais você fica conhecido e “respeitado” na comunidade, sendo encarado como uma pessoa informada. Será que a idéia é essa? 😉

Estatísticas

Quando terminei de escrever esse artigo, segundo estatísticas online do Plastic.com, 13.562 usuários registrados (incluindo eu!) já haviam sugerido 12.574 artigos. Destes, 6.324 foram publicados, gerando 49.609 comentários. Ufa!

Sobre o autor |

Jornalista, developer, carioca e nerd de carteirinha. Editor do site Jornalistas da Web e adepto da retrocomputação.

Siga Mario Cavalcanti no Twitter Siga Mario Cavalcanti no Facebook Siga Mario Cavalcanti no Google+
Mario CavalcantiPlastic.com agrega qualidade