Inep divulga cartilha com dicas para a redação do Enem

Este texto é para você que morre de medo do tema da redação, você que fica apavorado (a), que corre léguas quando ouve ou ler as palavras: Escreva, crie, argumente, redija, disserte, enfim…  Primeiro quero começar dizendo que redação não é como física, química ou matemática, que se você souber a fórmula e os cálculos obterá êxito nas questões. Não!

Existe fórmula para uma boa redação?

Não há fórmulas prontas em redações. A única coisa que parece fórmula e você precisa saber é a estrutura do texto. Você precisa saber o que é uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão. Isso é fato.

Para que você faça uma boa redação com ótimo conteúdo, e se sai bem no Vestibular 2022, é necessário estar inteiradíssimo com as atualidades, leia o máximo de notícias possíveis, não só as que lhe interessa, mas aquelas que estão em alta na mídia.

Como ficar ligado nos temas da Redação

Leia jornais, revistas, blogs informativos, assista a telejornais e o mais importante: Ao terminar de assistir e/ou ler essas notícias, tire suas próprias conclusões, faça perguntas a você mesmo, tipo: O que fazer para mudar essa situação? Quem deve intervir? O que gerou tal situação?

Coloque o seu senso crítico para funcionar, pois na maioria das redações é necessário que você disserte, dissertar é defender a sua ideia. Por isso, critique, pense no que é a favor ou contra, e na hora de fazer a sua redação em um concurso, vestibular ou qualquer processo seletivo, você vai estar afiado e super preparado para escrever um texto de excelência.

Deixe um comentário