Começa nesta quinta-feira as matrículas para Universidade

Começa nesta quinta-feira (27) a matrícula dos 82.949 aprovados na primeira chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada). O estudante deverá ir até a instituição de ensino escolhida para fazer a sua inscrição. O prazo termina na próxima segunda-feira. (Veja mais ao final da matéria)

Como entrar na UNIRIO sem fazer vestibular

Apesar da série de problemas para se inscrever, mais de 2 milhões de alunos preencheram o questionário pelo computador para concorrer a uma das 83.125 vagas oferecidas – o que corresponde a uma média de 20 alunos por cadeira. A Universidade Federal do Ceará foi a campeã no número de inscritos: ao todo, foram 118.221 alunos em 5.724 postos, o que corresponde uma média de 20,65 candidatos por uma vaga.

Já o centro de ensino líder do ranking de interessados foi o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, que teve 2.050 inscritos para apenas três assentos. Com isso, a média foi de expressivos 683,33 alunos por uma vaga

Em São Paulo, apenas quatro instituições federais participaram do Sisu – sendo que a mais procurada foi a Universidade Federal de São Carlos, no interior do estado, que recebeu 77.108 inscrições para 2.553 vagas, uma média de 27,85 candidatos por assento.

As vagas que não forem preenchidas até a próxima segunda-feira estarão disponíveis para os alunos que ficaram na fila de espera. A segunda chamada será realizada no dia 4 de fevereiro e a matrícula será entre os dias 8 e 9 de fevereiro, sempre na instituição de ensino escolhida. O candidato que perder a matrícula da primeira chamada não poderá se inscrever em nova data.

Para não perder a data da sua matrícula, basta acessar o cronograma do Sisu e ficar atento!

Vagas abertas / De acordo com o MEC (Ministério da Educação), 176 vagas que estavam reservadas para políticas afirmativas, como as para candidatos com deficiência, indígenas e professores da educação básica, não foram preenchidas. O motivo foi a falta de candidatos aptos.

Existe a possibilidade de que elas se tornem disponíveis para os alunos que estão na lista de espera. Porém, a lista só será formada depois das próximas duas chamadas.

Documentos exigidos para fazer a matrícula

Os mais de 82 mil aprovados do Sisu deverão levar para a matrícula os documentos exigidos por cada instituição de ensino. As exigências variam dependendo do caso.

Deverá estar pronto em 30 dias o relatório que poderá apontar as falhas que originaram problemas no sistema de inscrições para o Sisu. Alguns estudantes não conseguiram fazer a inscrição.

Deixe um comentário