Cadeado - Pixabay | Jornalistas da Web
Mario Cavalcanti
por — 2 meses atrás em Notícias

O Globo implementa protocolo de segurança em suas páginas

Segundo o veículo, mudança é fruto de quatro meses de trabalho e o torna o primeiro jornal brasileiro a adotar o HTTPS.

O jornal O Globo informou nesta semana que implementou em suas páginas na internet a tecnologia HTTPS (“Protocolo de Transferência de Hipertexto Seguro”, na sigla em ingês), que criptografa os dados trocados entre os dispositivos do leitor (desktop, laptop, tablet, smartphone etc.) e os servidores do veículo.

De acordo com o diretor executivo de Estratégia Digital da Infoglobo, Antonio Coelho – que liderou a mudança –, a implementação, fruto de quatro meses de trabalho, faz do veículo o primeiro jornal brasileiro a adotar o protocolo. “A principal vantagem disto é garantir a privacidade de nossos leitores (…) A partir desta implementação do HTTPS nossos leitores têm a segurança de que qualquer coisa que acessem no site do Globo não poderá ser monitorada por nenhum agente externo, seja o provedor de acesso à internet, seja a empresa de telefonia ou inclusive órgãos governamentais. Embora estas terceiras partes possam descobrir que eles acessaram o site do Globo, nossos visitantes agora têm a garantia de 100% de privacidade sobre o conteúdo que leem”, explica.

Ainda de acordo com o veículo, a adoção do protocolo faz do Globo o único jornal brasileiro listado no “Secure The News”, projeto da Freedom of the Press Foundation que acompanha e promove a adoção da criptografia HTTPS pelos sites de organizações noticiosas.

Notícias relacionadas

Mais no Jornalistas da Web

Mario CavalcantiO Globo implementa protocolo de segurança em suas páginas