Curso ANJ e Centro Knight | Jornalistas da Web
Mario Cavalcanti
por — 6 meses atrás em Escolha do Editor, Notícias

ANJ e Centro Knight lançam curso online gratuito de fact-checking

Curso foi pensado para jornalistas, mas está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender a metodologia de checagem de fatos.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) e o Centro Knight para o Jornalismo nas Américas, com o apoio do Google News Lab, estão lançando o curso online “Fact-checking, a ferramenta para combater notícias falsas”.

De acordo com o site do Centro Knight, os participantes vão aprender, em quatro semanas, as origens do fact-checking e suas principais plataformas no mundo, técnicas e metodologias por trás da checagem de fatos, princípios éticos dos checadores, os bastidores de alguns dos trabalhos de maior repercussão na área e ver, por meio de exercícios práticos, que qualquer um pode (e deve) ser um checador.

Ainda segundo as instituições, “o curso foi pensado para jornalistas, mas está aberto a qualquer pessoa interessada em aprender a metodologia de checagem de fatos. Não há pré-requisitos, os participantes vão precisar apenas de uma conexão de internet estável para acessar os módulos semanais”.

As aulas online acontecerão entre os dias 5 de junho e 2 de julho e serão ministradas pela jornalista Cristina Tardáguila, diretora da Agência Lupa, agência brasileira de fact-checking. O curso é gratuito, mas os participantes que desejarem receber um certificado de conclusão devem cumprir os requisitos, solicitar o certificado e pagar uma taxa administrativa de US$ 30 usando um cartão de crédito internacional.

Notícias relacionadas:

Mais no Jornalistas da Web

Mario CavalcantiANJ e Centro Knight lançam curso online gratuito de fact-checking