Campanha ANJ, Abert, Aner | Jornalistas da Web
Mario Cavalcanti
por — 8 meses atrás em Escolha do Editor, Notícias

Vídeo critica compartilhamento de boatos e exalta valor da imprensa

Campanha da Abert, Aner e ANJ aponta que o jornalismo de qualidade é essencial para evitar a propagação de boatos e de informações falsas.

A Associação Nacional de Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e TV (Abert) e a Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner) criaram juntas uma campanha para exaltar o valor da imprensa e combater a prática da propagação de notícias falsas e boatos na internet. Postado no YouTube, o vídeo de 32 segundos (assista mais abaixo) também homenageia o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, comemorado nesta quarta-feira (3).

Eis a descrição da peça no canal da ANJ no YouTube: “O vídeo mostra que o jornalismo profissional e de qualidade é essencial para evitar a propagação dos boatos e das informações falsas”. No canal da Abert, a descrição é: “Boatos inundam as redes sociais. Quantos deles já pegaram você desprevenido? Nunca se precisou tanto do jornalismo profissional. 3 de maio. Dia Mundial da Liberdade de Imprensa”.

E aqui, a transcrição do vídeo: “Em 30 segundos… um posta. Outro compartilha. Outro comenta e discorda. Briga, desfaz a amizade, espalha a notícia, cria uma # [referindo-se às hashtags]. Outro faz um vídeo. Outro faz um live. Outro faz um textão. Outro manda mensagem. Outro manda print. Faz meme. Comenta na lanchonete. Outro briga com o que comenta na lanchonete. Outro faz uma camiseta. Faz uma página. Discute num bar. Antes de todo mundo descobrir que era só um boato. Nunca se precisou tanto da imprensa. 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa”.

Notícias relacionadas:

Mais no Jornalistas da Web

Mario CavalcantiVídeo critica compartilhamento de boatos e exalta valor da imprensa