Inteligência Artificial - Pixabay | Jornalistas da Web
Mario Cavalcanti
por — 5 meses atrás em Notícias

Bilionário do Alibaba diz que IA vai causar às pessoas “mais dor do que felicidade”

Em conferência na China, Jack Ma falou sobre mudanças que poderão ser causadas pela automação, e incentivou empresas a se adaptarem.

A Inteligência artificial (IA) e outras tecnologias irão causar às pessoas “mais dor do que felicidade” nas próximas três décadas. É o que pensa Jack Ma, fundador e presidente do grupo Alibaba. O bilionário palestrou em uma conferência de empreendedorismo na China sobre mudanças que podem ser causadas pela automação e pela internet. “Conflitos sociais nas próximas três décadas terão um impacto em todos os tipos de indústrias”, disse.

O empresário falou ainda que emitiu esse alerta para incentivar as empresas a se adaptarem ou a enfrentarem problemas no futuro. Ele disse que há quinze anos deu centenas de alertas sobre o impacto do comércio eletrônico nos varejistas tradicionais, mas poucas pessoas o teriam ouvido porque ele não era tão conhecido como é agora.

Empresas comandadas por robôs

Os alertas de Ma não param por aí. “As máquinas só deveriam fazer o que os seres humanos não podem (…) Só assim poderemos ter a oportunidade de manter as máquinas como parceiros de trabalho dos humanos, e não como substituições”, acredita.

O executivo falou também que no futuro as empresas provavelmente serão comandadas por robôs. “Daqui a trinta anos, a capa da revista Time para melhor CEO do ano muito provavelmente será um robô”. Para ele, os robôs podem fazer cálculos com mais rapidez e racionalidade do que os seres humanos, e não serão influenciados por emoções. Por conta disso, não ficarão, por exemplo, irritados com a concorrência.

Via The Guardian.

Mario CavalcantiBilionário do Alibaba diz que IA vai causar às pessoas “mais dor do que felicidade”