Pixabay | Jornalistas da Web

Editorial do Estadão fala sobre os desafios da notícia na internet

Veículo cita estudo do Pew Research Center com dados sobre as tendências de comportamento no consumo das notícias digitais.

O Estadão publicou no último domingo (16) um editorial falando sobre os desafios da notícia na internet e que cita estatísticas interessantes do meio. “Em tempos de intenso debate sobre as “notícias falsas” (fake news) que circulam na internet – discutem-se, por exemplo, seus efeitos políticos ou a responsabilidade das redes sociais por sua difusão –, estudo do Pew Research Center, uma das instituições de maior prestígio nos Estados Unidos, revela dados interessantes sobre as tendências de comportamento no consumo das notícias digitais”, abre do editorial.

A pesquisa do Pew, publicada em 9 de fevereiro de 2017 e focada no público americano, analisou a trajetória da notícia digital até as pessoas, como elas se lembram do que viram e quais são as reações após o contato com a informação. Entre os pontos abordados pelo estudo e destacados pelo jornal, observa-se cinco grandes caminhos da notícia digital: sites e aplicativos de empresas e organizações jornalísticas, redes sociais, ferramentas de busca, e-mails e mensagens de texto de empresas e organizações jornalísticas e, por último, e-mails e mensagens de texto de familiares e amigos. As duas trajetórias mais frequentes da notícia digital foram os sites e aplicativos jornalísticos (36%) e as redes sociais (35%).

O jornal termina o artigo de opinião dizendo que “entender as tendências de consumo da notícia digital é de grande relevância pública, também por suas consequências para a democracia de um país”.

Mario CavalcantiEditorial do Estadão fala sobre os desafios da notícia na internet