Pixabay | Jornalistas da Web
Mario Cavalcanti
por — 8 meses atrás em Notícias

Revista portuguesa traz matéria de capa sobre poder dos algoritmos

Publicação chama a atenção para o fato de as notícias falsas se beneficiarem desses recursos.

Capa da revista Notícias Magazine | Jornalistas da WebA Notícias Magazine, revista semanal portuguesa de informação geral, trouxe na edição do último dia 2 de abril reportagem de capa sobre algoritmo de dados nas redes sociais.

Na edição online, a diretora da publicação, Catarina Carvalho, repercutiu a capa a partir de um artigo de opinião, falando sobre expressões como big data. “O mundo online está cheio de aplicações que assimilam esses dados – big data, assim se chamam – os tornam lógicos e tomam decisões a partir deles. Isso é inteligência artificial (…) Nela estão as causas e consequências do domínio dos algoritmos, online e offline. Da crise financeira de 2008 à eleição de Trump”, diz.

O artigo chama a atenção também para o fato de as notícias falsas se beneficiarem muitas vezes de tais algoritmos. “Até há pouco tempo, Facebook, Google, YouTube, entre outros, alegavam ser meras plataformas de distribuição (…) Só que a forma como esses algoritmos funcionam não é conhecida e tornou-se polêmica. Por duas vias. A política: por causa das notícias falsas e a manipulação do eleitorado que estiveram na base da vitória do brexit e, mais, de Donald Trump. E a econômica, com grandes marcas mundiais irritadas por verem os seus anúncios junto de vídeos de terroristas”.

Mario CavalcantiRevista portuguesa traz matéria de capa sobre poder dos algoritmos