Atlas digital traz cenários climáticos futuros para o Brasil. Crédito: SXC.hu
09/07/2014

Atlas digital traz cenários climáticos futuros para o Brasil

Mapas virtuais apresentados trazem dados como temperatura média do ar, precipitação pluvial e umidade relativa do ar para o país.

SÃO PAULO (Agência Fapesp) – A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) disponibilizou um atlas digital dos cenários climáticos projetados para o Brasil no quarto relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC), preparado em 2007.

Os mapas climáticos apresentados no atlas trazem temperatura média do ar (mínimas, médias e máximas), precipitação pluvial, umidade relativa do ar e duração do período de molhamento foliar para o país.

São 504 mapas mensais, abrangendo o clima de 1961 a 1990 (período de referência) e simulações para os períodos de 2011 a 2040, 2041 a 2070 e 2071 a 2100, contemplando dois cenários de emissão de gases de efeito estufa calculados pelo IPCC, um otimista (chamado B1) e um pessimista (A2).

SOBRE OS AUTORES DO ATLAS

O documento é resultado principalmente de dois projetos da Embrapa: “Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários” e “Impacto das mudanças climáticas sobre doenças e pragas em cultivos de importância para a agroindústria da Argentina e do Brasil”, realizados em cooperação com o Instituto Nacional de Tecnología Agropecuaria (Inta), da Argentina.

Os autores do Atlas são Emília Hamada e Raquel Ghini, pesquisadoras da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna); José Antonio Marengo, pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); e Bruno Silva Oliveira e Sulimar Munira Caparoci Nogueira, doutorandos do Inpe em São José dos Campos.

O atlas digital pode ser acessado aqui.

Crédito da foto de destaque: SXC.hu.

Mario CavalcantiAtlas digital traz cenários climáticos futuros para o Brasil