Equipe do site do Jornal do Comércio. Crédito da foto: Antonio Paz/Jornal do Comércio
01/07/2014

Site do Jornal do Comércio ganha versão para dispositivos móveis

Publicação de economia e negócios do Rio Grande do Sul foi customizada para ser acessada via tablets e smartphones.

O Jornal do Comércio (JC), diário de economia e negócios do Rio Grande do Sul, lançou um novo site mobile customizado para acesso via tablets e smartphones. Segundo comunicado oficial, o leitor poderá, através da página, ler em seu celular todas as colunas da edição impressa, além de acessar as últimas notícias publicadas no site e serviços como agenda profissional e indicadores econômicos.

“No mês de maio, 19% dos acessos ao site do JC foram feitos com tablets e smartphones”, diz Paulo Serpa Antunes, editor de Internet do Jornal do Comércio e responsável pelo desenvolvimento da nova aplicação. “Percebemos que precisávamos apresentar a este público um site mais rápido, mais legível e com menos elementos, oferecendo uma melhor usabilidade”, conta.

VERSÃO MÓVEL SURGIU DE TCC DE PÓS-GRADUAÇÃO

O projeto do site mobile do JC foi desenvolvido pela repórter Amanda Jansson Breitsameter como trabalho de conclusão do curso de pós-graduação em jornalismo digital pela Famecos, da PUCRS. Sob orientação do professor Eduardo Pellanda, foram analisados outros sites de notícias, definidos os conteúdos que seriam adaptados para melhor visualização em smartphones e desenhadas as interfaces da aplicação.

Na etapa seguinte, o site passou a ser desenvolvido internamente pela equipe do jornal. A interface definitiva foi desenvolvida pelo designer Vagner Ribas, e a programação teve o apoio da Inove4, agência digital parceira do JC. Para acessar o site mobile, bastar acessar o endereço www.jornaldocomercio.com pelo tablet ou smartphone.

Crédito da foto de destaque: Antonio Paz/Jornal do Comércio.

Mario CavalcantiSite do Jornal do Comércio ganha versão para dispositivos móveis