Diretório reúne informações sobre newsgames do mundo inteiro. Divulgação.
04/06/2014

Diretório reúne informações sobre newsgames do mundo inteiro

NewsgameVault.com tem mais de cem jogos catalogados e engloba também outros do estilo ‘serious games’.

Ser um repositório organizado de informações sobre newsgames de todo mundo. Esse é o objetivo do site Newsgame Vault, que está estreando oficialmente nesta quarta-feira (4). Criado pelo editor do Jornalistas da Web, Mario Lima Cavalcanti, o diretório já conta com mais de cem jogos catalogados e engloba também outros do estilo “serious games” (jogos sérios, no inglês), que são aqueles com propósito educativo, de treinamento ou de simulação.

Segundo Cavalcanti, novos jogos serão incluídos no catálogo à medida que forem lançados. “Acredito ser uma boa fonte para quem curte ou pesquisa newsgames. O acervo contém jogos catalogados que são do início dos anos 2000. Os textos estão em inglês para que o diretório tenha um alcance maior. À medida que novos games do gênero forem lançados, o repositório será atualizado”, explica.

A partir do Newsgame Vault, é possível pesquisar informações sobre newsgames usando critérios como nome do jogo, país de origem, nome da empresa desenvolvedora e palavras-chave. O repositório organiza os jogos também por ano, plataforma, gênero e idioma, além de exibir uma tela de cada jogo, uma pequena descrição e, quando disponíveis, os créditos dos autores.

SOBRE OS NEWSGAMES

Cada vez mais comuns entre grandes veículos, os newsgames podem ser definidos como jogos baseados em ou inspirados por uma notícia ou um acontecimento em evidência. São considerados newsgames também aqueles jogos que tem por objetivo ajudar as pessoas a compreenderem melhor uma notícia ou um determinado assunto. O termo foi cunhado pelo desenvolvedor e pesquisador uruguaio Gonzalo Frasca, um dos pioneiros no ramo.

Entre os veículos noticiosos estrangeiros que já lançaram jogos no estilo estão BBC, CNN, Le Monde, New York Times, ProPublica, The Guardian, The Huffington Post, The Wall Street Journal, The Washington Post e Wired. No Brasil, já foram lançados newsgames por jornais online e portais como G1, Estadão, Folha de S.Paulo, Superinteressante e Zero Hora. Entre as empresas desenvolvedoras mais conhecidas estão a Game The News, a Molleindustria e a Persuasive Games.

Mario CavalcantiDiretório reúne informações sobre newsgames do mundo inteiro