Software quer revolucionar a maneira como lemos notícias. Divulgação.
27/05/2014

Software quer revolucionar a maneira como lemos notícias

Usando técnica de RSVP, app de leitura rápida Spritz permite aos usuários alcançar velocidade de leitura de até mil palavras por minuto.

Um novo software lançado pela startup americana Spritz possibilita que usuários alcancem velocidades de leitura de mil palavras por minuto em pequenos dispositivos. De acordo com especialistas, aplicativos do tipo irão se tornar em breve a principal fonte de leitura.

Também chamado de Spritz, o software usa uma técnica conhecida como Apresentação Visual Serial Rápida (RSVP, na sigla em inglês), que apresenta uma palavra por vez, no mesmo ponto da tela, em uma velocidade ajustável de acordo com as necessidades do leitor. Isso garante que o olho permaneça fixo conforme as palavras são lidas.

De acordo com os desenvolvedores da aplicação, nós gastamos 80% do nosso tempo de leitura movendo nossos olhos de uma palavra para outra. Erradicando esses movimentos, eles acreditam que podemos aumentar nossa média de velocidade de leitura de cerca de 250 palavras por minuto para 600 ou até mil palavras por minuto.

Aplicativos como esse têm potencial para ser integrado e usado em dispositivos móveis com pequenas telas, como smartwatches, o que vem atraindo a atenção de diversas empresas. A startup está juntando forças com a Samsung para integrar seu software ao relógio inteligente Galaxy Gear 2.

No mês passado, a aplicação foi integrada também ao site do diário alemão Bild. A parceria foi considerada um sucesso, e é provável que outros veículos também caminhem nessa direção.

Via WAN-Ifra.

Mario CavalcantiSoftware quer revolucionar a maneira como lemos notícias