PageSpeed Insights traz novas recomendações sobre usabilidade móvel. Crédito da foto: Flickr.com/alumroot
20/05/2014

PageSpeed Insights traz novas recomendações sobre usabilidade móvel

Ferramenta do Google analisa a performance de sites convencionais e mobile, e oferece sugestões para torná-los mais eficientes.

O PageSpeed Insights, ferramenta do Google que analisa a performance de sites e oferece sugestões para torná-los mais rápidos, ganhou uma atualização significativa. Agora, o serviço traz recomendações adicionais sobre usabilidade móvel.

O anúncio foi feito no blog oficial dos desenvolvedores do Google. Segundo a equipe, uma das recomendações atuais para que páginas sejam mais amigáveis em dispositivos móveis incluem o uso de tamanhos de fontes legíveis. “Se os usuários têm que dar um zoom só para poder ler seu artigo na tela de um smartphone, então seu site não é amigável em um ambiente mobile”, setencia o texto.

Outra recomendação é oferecer botões com tamanhos razoáveis. “Nada é mais frustrante do que tentar tocar um botão ou link em um smartphone ou tablet e acidentalmente tocar em outro”, diz o serviço, que aconselha ainda evitar plugins. “A maioria dos smartphones não suporta Flash ou outros plugins do navegador. Por isso, certifique-se que seu site móvel não depende de plugins”, recomenda.

Por fim, configurar a metatag viewport e adaptar o conteúdo às suas configurações é apontado pela equipe como mais que recomendações. “Configurando o viewport para width=device-width deveria ser seu primeiro passo no processo de tornar seu site móvel (…) Uma vez configurado o viewport, certifique-se de que o conteúdo de sua página se adapta à largura da janela, tendo em mente que nem todos os dispositivos móveis têm a mesma largura”, explica.

Crédito da foto de destaque: Flickr.com/alumroot

Mario CavalcantiPageSpeed Insights traz novas recomendações sobre usabilidade móvel