O'Relly lança e-book sobre tipografia responsiva. Crédito da foto: Flickr.com/imuttoo
19/05/2014

O’Relly lança e-book sobre tipografia responsiva

Obra de autoria do designer Jason Pamental – que lida com design e tecnologia desde a época do browser Mosaic – terá versão impressa em 2015.

O'Relly lança e-book sobre tipografia responsiva. Divulgação.A O’Reilly Media, editora e grupo de mídia americano especializado em eventos e livros ligados à área de informática, iniciou a venda de um e-book sobre tipografia responsiva na Web. A obra “Responsive Typography – Using Type Well on the Web“, de cerca de 80 páginas, terá também uma versão impressa, prevista para ser lançada em janeiro de 2015.

O novo livro é de autoria do designer americano Jason Pamental. Especialista em tipografia Web e experiência do usuário (EU), o autor lida com design e tecnologia desde 1994, época de navegadores clássicos como NTSC Mosaic e Netscape Navigator. No site oficial do livro, ele conta que inicialmente a obra seria focada no uso de Web Fonts – fontes online baixadas pelo browser e que pode ser usadas em uma página HTML -, mas acabou se tornando uma coisa maior. “Quando comecei a trabalhar nesse livro, minha intenção era a de criar um recurso para ajudar designers e desenvolvedores a implementar Web Fonts de forma eficaz. O que aconteceu nesse meio tempo me levou a mudar um pouco o foco”, explica o especialista, referindo-se a pesquisas e uso frequente de Web Fonts e design responsivo.

Ainda segundo o autor, o novo foco influenciou também na mudança do nome da obra. “Eu estava trabalhando com o título ‘Type, Responsively’, mas decidi ser mais ousado e direto”, conta Pamental.

O e-book está à venda em caráter de liberação antecipada no site da O’Reilly e é voltado para designers gráficos, webdesigners e desenvolvedores front-end, mas mas pode interessar também a qualquer jornalista ligado a interfaces de veículos online.

SERVIÇO:

Título: Responsive Typography
Autor: Jason Pamental
Editora: O’Reilly Media
Páginas: 80 (estimativa)
Lançamento (versão impressa): janeiro de 2015 (estimativa)
Lançamento (e-book): maio de 2014
ISBN (versão impressa): 978-1-4919-0709-2
ISBN (e-book): 978-1-4919-0706-1

Crédito da foto de destaque: Flickr.com/imuttoo

Mario CavalcantiO’Relly lança e-book sobre tipografia responsiva