Novo jornal online Observador faz a sua estreia em Portugal. Foto de destaque: Reprodução / Observador
19/05/2014

Novo jornal online Observador faz a sua estreia em Portugal

Veículo tem como publisher o jornalista José Manuel Fernandes, ex-diretor do Público, um dos principais jornais portugueses.

Logo do ObservadorEstá estreando oficialmente nesta segunda-feira (19) o Observador, novo jornal online de Portugal. O veículo tem como diretor executivo David Dinis, ex-editor de política do semanário Sol, e como administrador e publisher José Manuel Fernandes, ex-diretor do Público, um dos principais jornais digitais portugueses. Rudolf Gruner, antes diretor-geral da Media Capital Digital, é o diretor-geral do novo diário.

De acordo com comunicado oficial que fez uma prévia do site há cerca de uma semana, o jornal online terá forte presença nas redes sociais – principalmente Facebook, Twitter e Tumblr -, e em dispositivos móveis como smartphones e tablets. “Somos nativos digitais e vamos fazer jornalismo deste tempo”, diz trecho. Um novo texto de apresentação publicado junto com o lançamento do veículo reforça o pensamento. “O Observador é um jornal online. Não é apenas um jornal em formato digital, nem a versão digital de um órgão de informação tradicional: é um jornal do tempo da Internet que compreende as novas formas de acesso à informação”, explica a carta online.

Novo jornal online Observador faz a sua estreia em Portugal. Divulgação.
O Observador faz a sua estreia com um total de 40 pessoas, entre jornalistas, designers e desenvolvedores. A idade média da equipe é de 28 anos, sendo a mais nova com 21 anos e o mais velho com 57.

Mario CavalcantiNovo jornal online Observador faz a sua estreia em Portugal