Ferramenta do NYTimes, Vellum gera listas de leituras recomendadas a partir de feeds do Twitter. Crédito da foto: SXC.hu
16/05/2014

Ferramenta do NYTimes, Vellum gera listas de leituras recomendadas a partir do Twitter

Disponibilizado para o público, site varre os links compartilhados por usuários que você segue e os classifica por frequência de compartilhamento.

Ferramenta do NYTimes, Vellum gera listas de leituras recomendadas a partir do Twitter. Divulgação.Uma nova ferramenta online criada pela equipe de pesquisa e desenvolvimento (R&D Lab) do New York Times gera listas de leituras recomendadas a partir dos artigos mais compartilhados no Twitter. Batizada de Vellum, a ferramenta varre os links compartilhados por pessoas que você segue e os classifica por frequência.

De acordo com comunicado do veículo, o site, lançado em abril, ignora as discussões sociais e retorna para o usuário os títulos (como se fossem manchetes), a primeira sentença de cada artigo e os nomes das publicações onde eles se encontram. Tudo em um formato clean e amigável. “[O Vellum] muda o modelo do Twitter, tratando os links como primário e os comentários como secundário”, explica o diretor criativo do New York Times R&D Lab, Alexis Lloyd.

O grupo de pesquisa decidiu disponibilizar o Vellum para o público depois que a ferramenta se tornou popular na redação do jornal.

Via Capital New York.

Mario CavalcantiFerramenta do NYTimes, Vellum gera listas de leituras recomendadas a partir do Twitter