Vice News e Mashable se juntam a outros veículos para cobrir crise na Ucrânia. Imagem: reprodução / Twitter
14/05/2014

Vice News e Mashable se juntam a outros sites para cobrir crise da Ucrânia

Para centralizar as coberturas, seis veículos, todos nativos digitais, criaram a hashtag #UkraineDesk e uma conta compartilhada no Twitter.

Seis veículos online, todos nativos digitais – que nasceram na Internet e não vieram da mídia tradicional -, iniciaram na terça-feira (18), no Twitter, uma cobertura coletiva experimental dos conflitos na Ucrânia. O site de notícias Vice News formou uma parceria com Breaking News Online, Digg, Mashable, Mother Jones e Quartz, que resultou na criação da hashtag #UkraineDesk e da conta compartilhada @UkraineDesk na rede social.

Cada veículo continua cobrindo da sua maneira os eventos na Ucrânia, mas quando tuítam alguma notícia sobre a crise no país, eles usam a hashtag. Segundo Drake Martinet, chefe de Plataforma do Vice News, parte da decisão de centralizar as coberturas em torno de uma hashtag é que se trata de um recurso inerentemente aberto. “Usar a hashtag para marcar o experimento garante que outras marcas digitais não serão excluídas”, diz Martinet.

Já o perfil compartilhado, um lugar para os leitores encontrarem todas as notícias sobre os conflitos vindas de fora da região – e publicadas não só pelos seis sites -, foi outra forma que o grupo encontrou para cada um dar mais exposição ao trabalho do outro. Após duas horas de criação, a conta, que está sendo co-gerenciada pelo Vice News e pelo Digg, já tinha 900 seguidores.

As seis publicações já estão discutindo formas de continuar a colaboração em coberturas futuras de eventos internacionais.

Via Capital New York.

Mario CavalcantiVice News e Mashable se juntam a outros sites para cobrir crise da Ucrânia