Novo guia de estilo do El País compreende normas e verbetes relacionados ao digital. Crédito: Gorka Lejarzegi.
13/05/2014

El País lança novo guia de estilo com foco no digital

Versão reformulada do clássico manual de estilo do diário espanhol compreende agora normas e verbetes relacionados ao mundo digital.

Novo guia de estilo do El País compreende normas e verbetes relacionados ao mundo digital. Imagem: Divulgação.O diário espanhol El País lançou uma versão reformulada de seu clássico livro de estilo. Para o veículo, o papel deixou de ser o único suporte da informação escrita e agora convive com outros formatos, como áudio e vídeo. Por conta disso, o novo guia passou a compreender, entre outros, normas e verbetes ligados ao mundo digital.

Segundo Álex Grijelmo, coordenador da publicação, o texto se adaptou às profundas transformações que o trabalho de jornalista tem experimentado nos últimos anos. “Tornou-se necessária uma revisão total destas normas que o El País dá a se mesmo e que oferece aos leitores como contrato ético e estético”, disse Grijelmo.

O livro de estilo inclui 119 termos relacionados com Internet e informática. De acordo com o diário, o manual explica, na maioria dos casos, a origem dos vocábulos. Por exemplo, o termo “banear” (banir, em espanhol), tem relação com o verbo “to ban”, em inglês, e diz respeito a expulsar alguém de um fórum ou comunidade online.

Grijelmo disse ainda que o guia mantém sua elevada autoexigência em relação a questões como rigor informativo, checagem de informação, consulta a uma pessoa prejudicada por uma informação, pluralidade de opiniões, uso correto do idioma, retificação de erros e coerência textual.

A última grande revisão do guia de estilo do El País ocorreu em 2004. A publicação foi reeditada em 2008, mas sem alterações.

Via El País.

Mario CavalcantiEl País lança novo guia de estilo com foco no digital