Universidade da Carolina do Norte, onde será realizado o Hakhathon. Reprodução / Site da UNC.
28/04/2014

MediaShift e UNC organizam hackathon de escolas de jornalismo

Encontro acontece nos dias 31/05 e 01/06, na Carolina do Norte. Equipes deverão criar modelos de negócios sustentáveis para um veículo local.

Journalism School Hackathon 2014 / DivulgaçãoRIO DE JANEIRO (Da Redação), 28 de abril – Poderiam as escolas de Comunicação e Jornalismo ajudarem a moldar a próxima geração de empreendedores de mídia? Muitas escolas já possuem laboratórios, centros de inovação e cursos com foco na construção de startups. Com base nisso, o site MediaShift, da emissora de televisão PBS, está organizando o primeiro Journalism School Hackathon, que acontece nos dias 31 de maio e 1º de junho, na Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.

O evento está sendo co-produzido pela Escola de Jornalismo e Comunicação de Massa da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill, e reunirá não só estudantes, como também quem já está no mercado. “Estamos reunindo um grupo de melhores alunos, professores e gente do mercado para esse Hackathon de fim de semana, com uma missão real de resolver um problema de um veículo local, enquanto aprendemos mais sobre inovação e empreendedorismo. O foco para o Hackathon será na criação de modelos de negócios  sustentáveis ​​e receitas para veículos noticiosos”, explica o texto na página oficial do Hackathon.

O encontro contará com palestra de nomes da indústria, como Mark Briggs, diretor de Mídias Digitais da KING5 e autor dos livros “Journalism Next” e “Entrepreneurial Journalism”, e Robyn Tomlin, editor do projeto Thunderdome, da Digital First Media. Durante o Hackathon, cada time receberá treinamento de professores e especialistas que ajudarão no desenvolvimento de soluções. Um corpo de jurados irá escolher os vencedores, que potencialmente poderão trabalhar suas soluções com a empresa local. No julgamento, serão levadas em consideração as soluções mais viáveis.

Entre as universidades que já demonstraram interesse em participar do Hackathon estão Escola Newhouse de Comunicação, Faculdade Scripps de Comunicação, Knight Lab, Universidade do Norte do Arizona, Universidade da Flórida, Universidade Duke e Universidade Elon.

Mario CavalcantiMediaShift e UNC organizam hackathon de escolas de jornalismo