Biblioteca Britânica disponibiliza três séculos de jornais e revistas. Foto: SXC.hu.
28/04/2014

Biblioteca Britânica disponibiliza três séculos de jornais e revistas

Nova sala de leitura em Londres armazena mais de 750 milhões de páginas de jornais e quase cinco milhões de websites arquivados.

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 28 de abril – Cerca de 400 anos de jornais agora estão disponíveis para consulta na nova sala de leituras lançada nesta segunda-feira (28) na Biblioteca Nacional do Reino Unido (ou Biblioteca Britânica, como também é conhecida), em Londres. O ambiente oferece mais de 750 milhões de páginas de jornais e revistas e quase cinco milhões de websites arquivados.

Pesquisadores e demais frequentadores da biblioteca têm livre acesso a coleções de microfilmes e jornais digitais, com exemplares que remontam à Guerra Civil Inglesa. O título em língua inglesa mais antigo da coleção foi publicado em 1620 em Amsterdã, na Holanda, com notícias da Itália, da Alemanha e da região da Boêmia.

Segundo a biblioteca, a sala contém 40 visualizadores de microfilme, quase oito milhões de páginas de jornais históricos digitalizadas e mais de 40 mil programas noticiosos de rádio e TV.

Via The Guardian.

Mario CavalcantiBiblioteca Britânica disponibiliza três séculos de jornais e revistas