#Open001. Crédito: Digiday.
14/04/2014

The Guardian experimenta edição impressa feita por ‘robôs’

Batizado de #Open001, veículo terá tiragem de apenas cinco mil exemplares e será distribuído em agências de publicidade.

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de abril – O diário britânico The Guardian está apostando em uma edição impressa experimental gerada inteiramente (ou quase que inteiramente) por algoritmos com base em compartilhamentos e outros comportamentos sociais de usuários do jornal. Em sumo, um jornal impresso baseado no que mais interessou ao público, algo semelhante ao já conhecido serviço Paper.li.

Mas não pense que o novo produto, batizado de #Open001, poderá ser encontrado em uma banca de jornal. Apenas cinco mil cópias serão impressas a cada mês, e elas já têm destino certo: agências de mídia e de publicidade nos Estados Unidos – onde o The Guardian já é impresso -, o que faz do veículo, também, uma espécie de ferramenta de marketing.

Via Digiday, GigaOM.

Mario CavalcantiThe Guardian experimenta edição impressa feita por ‘robôs’