Manifestações em Porto Alegre. Fonte: Wikimedia.
14/04/2014

Folha lança ferramenta para monitorar greves e protestos

‘Protestômetro’ apresentará informações diárias sobre a quantidade de manifestações ocorridas em dez das principais cidades brasileiras.

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 14 de abril – O jornal Folha de S.Paulo colocou no ar nesta segunda-feira (14) uma ferramenta para monitorar manifestações e greves no Brasil. De acordo com o jornal, o “protestômetro” trará informações diárias sobre a quantidade de manifestações, além de um resumo dos fatos ocorridos em dez das principais cidades do Brasil (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília, Recife, Fortaleza, Salvador, Curitiba e Campinas).

O novo recurso será alimentado diariamente pela jornalista Cristina Camargo, com base, entre outros, em informações de polícias, movimentos sociais, sindicatos, órgãos de trânsito e da própria imprensa. O monitoramento, segundo o veículo, começou há duas semanas.

NÚMEROS APRESENTADOS PELO JORNAL

Faltando menos de dois meses para o início da Copa do Mundo, as dez cidades monitoradas têm registrado uma média de cinco protestos por dia. Só na última semana, de acordo com dados da Folha, 17 categorias se mobilizaram nas metrópoles. São Paulo e Rio estariam liderando o número de protestos nesse período, com, respectivamente, 15 e 13 manifestações.

Com informações da edição online da Folha.

Mario CavalcantiFolha lança ferramenta para monitorar greves e protestos