26/02/2014

Projeto em Rondônia transforma leitores em repórteres

Iniciativa do site de notícias Rondônia Acontece oferece cursos de capacitação de redação jornalística, entrevista e outros.

Projeto Jornalismo Cidadão, do site Rondônia Acontece / Divulgação

RIO DE JANEIRO (Da Redação), 26 de fevereiro – Dar mais voz aos cidadãos do município de Vilhena, em Rondônia. Esse é um dos objetivos do projeto Jornalismo Cidadão, lançado recentemente pelo site de notícias Rondônia Acontece. A iniciativa oferece cursos básicos de redação jornalística, fotografia, entrevista e pesquisa a moradores interessados em noticiar acontecimentos em seus bairros.

Sócio-proprietário do site, Daniel Machado acredita que o projeto está alinhado aos movimentos mundiais de ativismo social e produção democrática da informação. “A revolução tecnológica dos últimos anos permitiu que qualquer pessoa consiga divulgar em larga escala suas opiniões e versões dos acontecimentos, tirando da mídia tradicional o absoluto controle sobre as informações. Isso não tem mais volta, o que é muito bom! Revoluções sociais e políticas recentes têm influência direta desta crescente capacidade individual de produzir e distribuir conteúdo e ideologias”, analisa.

De acordo com comunicado, os treinamentos presenciais pretendem dar as habilidades mínimas necessárias para que as notícias produzidas pelos “leitores-repórteres” tenham conteúdo adequado aos padrões jornalísticos e ao perfil editorial do site.

O veículo espera incentivar leitores que desejam publicar sua própria versão dos fatos, acontecimentos não cobertos pela mídia local, histórias encorajadoras e denúncias de relevância. Um grupo de editores receberá o material enviado pelos cadastrados no projeto e publicará as notícias em destaque no site Rondônia Acontece, bem como em área específica dentro da página virtual. Ainda segundo o portal, todas as matérias feitas pelo público terão igual repercussão na página do Facebook do site.

SAIBA COMO O USUÁRIO PODE PARTICIPAR

Interessados em se transformarem em repórteres comunitários deverão se cadastrar pelo Facebook, bastando clicar na aba personalizada “Seja o repórter!”, na fanpage do Rondônia Acontece, e preencher um breve formulário. A equipe responsável pelo treinamento inicial entrará em contato com os cadastrados e agendará uma visita à redação do veículo. Após os treinamentos, que serão realizados pela equipe da empresa Plug Marketing Digital, os novos repórteres poderão enviar material de qualquer parte da
cidade, inclusive a partir de smartphones.

Para Daniel Machado, o projeto dá chance a estudantes de Jornalismo, leitores assíduos e todos que gostam de fazer valer sua opinião. “Há dezenas de diferentes empresas que fornecem informação jornalística na cidade, mas, muitas vezes, o cidadão local ainda sente falta de expressar seus interesses em um espaço onde sua opinião seja vista e faça diferença. Agora, com o projeto Jornalismo Cidadão, do Rondônia Acontece, esse espaço existe”, finaliza.

Mario CavalcantiProjeto em Rondônia transforma leitores em repórteres